Iniciação Científica
é um programa institucional que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa científica. Os programas de IC inserem o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e permite engajá-lo na pesquisa. A iniciação científica define-se assim como um instrumento de formação de recursos humanos qualificados. Voltado para o aluno de graduação e servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegia a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.
Objetivos
- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa
- Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores
- Introduzir e/ou disseminar a pesquisa na graduação
- Despertar vocações para a ciência e incentivar talentos potenciais na graduação
- Proporcionar a iniciação no método científico, nas técnicas próprias de cada área e o desenvolvimento da criatividade na ciência, mediante orientação de pesquisador qualificado
Editais de Iniciação Científica
Formulários para submissões do Projeto – Ciclo 2024/2025
- ANEXO I_VULNERABILIDADE SOCIAL
- ANEXO II_NEGROS(AS)
- ANEXO III_INDÍGENAS
- ANEXO IV_QUILOMBOLAS
- ANEXO V_DEFICIÊNCIA
- ANEXO VI_INICIAÇÃO CIENTÍFICA
- ANEXO VII_INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
- ANEXO VIII_IDENTIFICAÇÃO PROJETO
- ANEXO X_DECLARAÇÃO PORPONENTE
Formulários de Produção Acadêmica
- Formulário de Produção Acadêmica – Barema CBS 2024
- Formulário de Produção Acadêmica – Barema CETE 2024
- Formulário de Produção Acadêmica – Barema CHSA 2024
- Formulário de Produção Acadêmica – Barema DTI 2024
Você tem interesse em participar do Programa de Iniciação Científica?
Com o objetivo de facilitar a comunicação e interlocução entre discentes e docentes estamos promovendo a criação de um cadastro de interessados em participar do Programa de Iniciação Científica. O formulário tem o intuito de promover a criação de um banco de informações dos discentes. Esta lista dos interessados será disponibilizada para que nossos docentes possam entrar em contato, por e-mail e/ou telefone, e assim proceder o processo seletivo para inclusão dos alunos no projeto de pesquisa aprovado no Edital.
Salientamos que o cadastro neste formulário não inclui o discente automaticamente no PROBIC/Unit.
Link para o cadastro: https://forms.gle/2wMaShRueevJvZTU9
Declarações
- PIBIC Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPq e FAPITEC
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq e PIBIC/FAPITEC visa consolidar a iniciação científica no país.As bolsas de iniciação científica surgiram desde a criação do CNPq, em 1951, em número reduzido, atendendo poucas áreas do conhecimento. A partir de 1972, o número de bolsas teve considerável aumento, atingindo, em 1986, o número de 2.000. O PIBIC foi criado em 1989 e até meados da década de 90 avançou significativamente, sendo nesse período concedido mais de 65% do total de bolsas de iniciação científica distribuídas em seus 50 anos.- PIBITI Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação –CNPq e FAPITEC
- O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI do CNPq visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, contribuir para a formação e engajamento de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país.
- PROBIC/Unit Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unit
- O PROBIC é mantido, desde 1998, com recursos da Universidade Tiradentes. É organizado por normas e critérios que se assemelham ao PIBIC do CNPq e usa de transparência em todo o processo de seleção.
- PROVIC/Unit Programa Voluntário de Iniciação Científica da Unit
- O objeto geral do Programa Voluntário de Iniciação Científica (Provic) é induzir, fortalecer e ampliar as atividades de pesquisa científica e tecnológica da Universidade Tiradentes, incentivando novos talentos em todas as áreas do conhecimento. É voltado para o aluno de graduação, servindo de incentivo à formação, privilegiando a participação ativa em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação. Nessa modalidade de programa, o aluno voluntário compromete-se a dedicar-se às atividades pertinentes ao programa voluntário de iniciação científica, conforme plano de trabalho definido por ele e pelo orientador, sem previsão de concessão de bolsa. Estão enquadrados nesse programa, os projetos desenvolvidos por professores e alunos da Unit, financiados por agências externas de fomento à pesquisa e/ou projetos contratados diretamente por empresas, quando o mérito científico já foi avalizado pelos respectivos comitês “ad hoc” e não há concessão de bolsa ao aluno vinculado ao projeto.
- PROBITI/Unit Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unit
- O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PROBITI da Universidade Tiradentes está ativo desde 2008 e visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, contribuir para a formação e engajamento de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país. É organizado por normas e critérios que se assemelham ao PIBIC do CNPq e usa de transparência em todo o processo de seleção.
- PIBIC – EM/CNPq – PROBEM/Unit Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio
- O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio tem como objetivo geral, conceder cotas de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica para estudantes do ensino médio (Escolas públicas ou privadas, escolas de aplicação; escolas técnicas, escolas militares ou profissionalizantes) que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, atendendo aos objetivos específicos descritos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Para o Ensino Médio.