Autora do livro Manual do Direito Penal – Parte Geral, obra coordenada pelo professor Luiz Flávio Gomes, a palestrante que é reconhecida nacional e internacionalmente como uma importante penalista abordou o tema feminicídio.
“A Lei que criminaliza o feminicídio é relativamente nova, com cerca de apenas dois meses e por isso mesmo tem alta relevância porque desperta o interesse dos nossos alunos e de profissionais que atuam na área”, destaca o professor Robson. Ele lembra que o propósito da pós-graduação da Unit é oferecer sempre aos seus alunos temas atuais destacados por pessoas altamente qualificadas sob o ponto de vista acadêmico, mas, que estejam antenadas com o mercado de trabalho. “O nosso foco é alinhar sempre teoria e prática como sendo o diferencial da nossa universidade”, complementa o professor Robson.
O livro da professora Biachini trata da parte geral do Código Penal com o diferencial percebido a partir da linguagem utilizada de forma acessível e direta para a melhor compreensão dos acadêmicos.
“No livro fazemos um recorte de gênero em que a questão da mulher aparece mesmo que ele aborde a parte geral do Direito Penal”, salienta a doutora Alice. Ela revela que a abordagem da sua conferência dá ênfase ao Direito Penal com uma especial preocupação pela visão desse direito que leve em consideração a criminologia, ou seja, o estudo do porque do crime, do criminoso e da violência.
Segundo a palestrante e autora é destacada também no livro a relação das políticas criminais que busca entender a melhor forma para a diminuição da violência.
“É uma visão muito simplista de que vamos resolver o problema da violência com o Direito Penal. Na verdade o Direito Penal é um instrumento e nem sempre é o melhor para resolver a questão da violência e do crime”, argumenta a palestrante.
Fotos – Marcelo Freitas