O “aprender fazendo” representa novo modelo de ensino, desenvolvido pela Unit, que contrapõe o tradicional e apresenta o professor como mediador no processo de aprendizagem propondo situações de vivência profissional com conhecimentos e habilidades necessárias para soluções de problemas. “Quem forma os futuros cidadãos somos nós professores. O professor é a figura com a maior responsabilidade social de um país. É ele que garante a transformação. Por isso a responsabilidade é tão grande e tudo que conseguimos para motivar o estudante em uma aprendizagem significativa, vale a pena. Estamos construindo um futuro. E esse futuro se constrói nas aulas universitárias em todos os países”, afirma o palestrante.
O projeto de currículo por competência refere-se à necessidade de desenvolver no estudante a competência que necessita para prepará-lo como cidadão e como profissional para a vida.
A conferência aconteceu no Auditório Padre Melo, do Bloco D, Campus Farolândia e a jornada pedagógica prossegue até o dia 24 com programação de minicursos, palestras e oficinas abordando temas como Enade, integração docente, contextualização, projetos integradores, metodologias ativas, práticas de ensino, entre outros.