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Manual metodológico para desenvolver competências

Livro apresenta proposta metodológica para docentes desenvolverem e formar cidadãos com competências

às 16h11
Integrar conhecimentos, habilidades e valores. As três vertentes são consideradas essenciais no desenvolvimento de competências. A necessidade de transformar as futuras gerações contribui para a preparação do estudante como cidadão e profissional para a vida. À universidade cabe uma grande responsabilidade social transformando este processo, motivando o professor e fornecendo ferramentas de trabalho.
Livro
Livro "Desenho de currículo para desenvolver competências: uma proposta metodológica" (Fotos: Marcelo Freitas)
Autores do livro com diretora do Edunit Cristiane Porto (Fotos: Marcelo Freitas)
Autores do Livro "Desenho de currículo para desenvolver competências: uma proposta metodológica"
Docentes prestigiam o lançamento (Fotos: Marcelo Freitas)
Prof. Dr. Roberto de Armas e Prof. Letícia Suñé durante noite de lançamento (Fotos: Marcelo Freitas)
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Nesse contexto, foi lançado na noite dessa terça-feira, 21, no Bloco D, Campus Farolândia da Universidade Tiradentes, o livro “Desenho de currículo para desenvolver competências: uma proposta metodológica”. Com o objetivo de ser um manual metodológico para professores da educação superior, a obra é considerada inédita por apresentar conceitos e contextualizações baseadas em experiências do corpo docente das áreas de engenharias e negócios do Grupo Tiradentes.

A publicação foi escrita pelo doutor Roberto de Armas Urquiza, professor Emérito da Universidade de Havana com 49 anos de experiência em docência, e pelos professores Letícia Sampaio Suñé e Jardel Leite Araújo, ambos com pós-doutorado em Currículo por Competências pela instituição cubana. Jardel também é coordenador de Inovação Acadêmica e gerente do projeto integrado de Educação por Competências do Grupo Tiradentes.

Para o professor Roberto de Armas, as mudanças nos modelos de ensino contrapõem o tradicional e apresentam o professor como mediador no processo de aprendizagem, abordando situações de vivência profissional com conhecimentos e habilidades necessárias. “Se queremos um aluno desenvolvendo competências, temos que trabalhar a forma de pensar e atuar do professor. Um docente tem três grandes saberes: um de sua profissão, para ser um bom professor de sua carreira. Outro de dominar o aspecto da didática para lograr a aprendizagem do estudante e o terceiro é saber conduzir grupos” observa.

A professora Letícia Suñé destaca que as instituições de ensino superior tem que prezar pela melhoria contínua da qualidade dos seus discentes. “Antigamente o aprendizado era voltado apenas para o mercado de trabalho e prática e não ao processo de aprendizagem. Era baseado no fazer por fazer. O importante é buscar o conteúdo e a nova aprendizagem”, avalia.

 

Edunit

 

O livro foi publicado pela Editora Universitária Tiradentes, inicialmente com 300 exemplares. A diretora da Edunit, professora Cristiane Porto destaca a importância da obra por tratar de uma metodologia implementada pela própria universidade e ter experiências do corpo docente do Grupo Tiradentes. “Com uma boa linguagem, o livro tem a função didática de informar o docente, disseminar as dúvidas e servirá como uma forma de consulta para a atuação dos professores”, ressalta.

Dos exemplos apresentados, muitos são fruto da construção coletiva por meio de um processo de investigação-ação com professores de Aracaju, Maceió e Recife. “Tem o embasamento teórico e a aplicação prática desse fundamento. É um retrato do que foi o desenvolvimento dessa educação por competência dentro do Grupo Tiradentes”, enfatiza professor Jardel.

O livro pode ser adquirido na Edunit localizada no Bloco F, Campus Farolândia Aracaju.

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