ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes do RS participam de programa de cooperação da Unit

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates aprendem sobre cultura e Patrimônio Histórico de Sergipe

às 14h51
Sergipe possui grandes riquezas culturais e históricas. Cidades, igrejas, centros culturais e museus são grandes referências para o estado. Pensando nisso, a coordenação de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes desenvolveu um programa de cooperação com o intuito de realizar relações educacionais entre instituições de ensino. Com isso, proporcionar aos estudantes das universidades troca de aprendizados por meio de workshops e visitas técnicas.
Compartilhe:

O primeiro grupo, de 29 alunos, veio do Rio Grande do Sul e cursa Arquitetura e Urbanismo, na Univates. A cerimônia de boas-vindas aconteceu na última segunda-feira, 14, no Bloco F do campus Farolândia; os estudantes foram recepcionados pela equipe da coordenação de Relações Internacionais, pela coordenadora do curso de Arquitetura da Unit, Pedrianne Barbosa, contando também com a presença do secretário executivo da Secretaria de Estado da Cultura, Irineu Fontes.

O coordenador de Relações Internacionais, professor Matheus Batalha, explicou que, no ano passado, a Unit recebeu a visita do reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, e com isso surgiu a oportunidade para se estreitar os laços Sul-Nordeste. “A gente fala muito em intercâmbio para fora do Brasil e acaba esquecendo que existe uma diversidade cultural muito grande em nosso País. Em conversa, chegamos a um ponto de convergência que a Arquitetura seria uma área que proporcionaria um grande aprendizado aos alunos principalmente pela diferença forte do ponto de vista arquitetônico, cultural e artístico das duas regiões”, comentou.

Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, os estudantes visitaram a cidade de São Cristóvão e durante a semana estarão em Laranjeiras e em Canindé de São Francisco. Irineu Fontes destacou a importância da visita. “Esperamos que retornem com um grande aprendizado na bagagem. Levem a imagem do povo sergipano acolhedor, as nossas riquezas culinária e cultural. Em diversidade, temos uma das maiores do Brasil”, afirma o secretário.

A professora Pedrianne Barbosa também demonstra grande satisfação em receber os estudantes de outro estado para este momento de aprendizado. “Esta é uma grande oportunidade para que possamos ensinar e também aprender com eles. É uma troca cultural que pode ser vista até neste primeiro momento de recepção. Vocês têm muito que aprender, assim como também os nossos alunos aprenderão muito quando chegarem ao Rio Grande do Sul”, garante a coordenadora.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, os estudantes irão acompanhar o projeto de reurbanização pelo novo plano diretor, de um local no bairro Inácio Barbosa. Com isso, por meio de um workshop farão também uma proposição de intervenção para a área. Em Canindé de São Francisco farão oficina de casa de barro e de construção de parede, unindo a teoria e a prática.

Quanto à experiência dos estudantes da Unit no Rio Grande do Sul, o coordenador informa que a viagem está prevista para o mês de outubro. “Tivemos uma excelente procura dos estudantes da Univates e com os nossos alunos não está sendo diferente, pois eles têm muito interesse em cultura e patrimônio histórico”, concluiu Matheus.

Compartilhe: