ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit abraça a causa do Outubro Rosa

Ginecologista chama atenção para conscientização e prevenção do câncer de mama

às 15h22
“Muitas mulheres, mesmo com a consciência sobre a importância do exame anual, não realiza a mamografia. Por isso, a criação de um mês em alusão a necessidade de alertar a sociedade sobre a prevenção do câncer de mama. Com o exame adequado, há um diagnóstico mais precoce e um tratamento em tempo hábil”, a afirmação é do ginecologista e obstetra, Dr. Luis Eduardo Prado.
Ginecologista e obstetra, Dr. Luis Eduardo Prado
Ginecologista e obstetra, Dr. Luis Eduardo Prado
Compartilhe:

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA – o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, a doença responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-oeste e Nordeste. A estimativa para 2015 era de 57.120 casos novos.

A mamografia é a principal indicação para o rastreamento do câncer de mama. “O exame tem importância fundamental. A lesão é vista no início e assim a possibilidade de cura é quase total. A primeira mamografia deverá ser realizada entre os 35 e 40 anos e após os 40, deverá ser feita anualmente”, informa o médico.

O movimento conhecido mundialmente como Outubro Rosa visa também compartilhar informações e formas de prevenção. O ginecologista declara que existem fatores de risco para o câncer de mama como a predisposição genética hereditária, menarca precoce, menopausa tardia, obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo entre outros. “Com isso, podemos citar algumas formas para diminuir e prevenir a chance de desenvolver um câncer de mama como a prática regular de atividade física, manutenção do peso, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, ter muito critério quando estiver na menopausa com o uso de terapia de reposição hormonal e a realização dos exames periódicos”, ressalta Dr. Eduardo.

Durante todo o mês, o Centro de Especialidades da Universidade Tiradentes – Unitmed – compromissado com a constante melhoria da qualidade de vida e atenção básica à saúde realiza o exame de mamografia por R$ 67,50, ou seja, 50% de desconto no valor. “Essa campanha dura um mês, mas a prevenção e os cuidados das mulheres com o câncer de mama têm de durar 365 dias do ano”, finaliza o especialista.

O UnitMed fica localizado na Avenida Poeta Mario Jorge Menezes Vieira, 2477, bairro Coroa do Meio.

Compartilhe: