ESTUDE NA UNIT
MENU

Arquitetos apresentam projeto da Orla do Cotinguiba na Unit

Intervenção urbanística na cidade histórica de Laranjeiras é o resultado de uma licitação do Iphan

às 13h58
Compartilhe:

Professor Mascarello apresenta atividades do semestre

Professor Mascarello apresenta atividades do semestre

O projeto urbanístico de revitalização da Orla do Rio Cotinguiba, localizada no município histórico de Laranjeiras, em Sergipe, foi apresentado para estudantes dos diversos períodos de Arquitetura na noite da última sexta-feira, 13 de setembro, no auditório Padre Arnóbio, Campus Aracaju Farolândia. A apresentação foi feita pelos arquitetos Rodrigo Lacerda e Lícia Cotrim, do Escritório Coletivo de Arquitetos, empresa com sede em São Paulo e que acaba de abrir uma filial em Sergipe.

O projeto da Orla do Cotinguiba vem sendo desenvolvido há um ano e é o resultado de uma licitação realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. “Estamos na fase final. Entregaremos o projeto executivo no começo do próximo mês e a obra deve ser iniciada em 2014. Neste momento, estamos elaborando os orçamentos e a previsão é que a nova orla custe cerca de R$ 1,5 milhão, mas este ainda não é um dado oficial”, estima Rodrigo Lacerda.

Segundo o arquiteto, a montagem de uma equipe especializada em patrimônio histórico foi fundamental no processo de licitação. Lícia Cotrim, por exemplo, desenvolveu sua tese de mestrado na cidade de Laranjeiras. “O projeto de intervenção inclui um trecho da Orla do Rio Cotinguiba que faz parte do centro histórico do município. A nossa proposta inclui paisagismo, pavimentação, relação com os edifícios que circundam os espaços livres, como praças, ruas. A ideia é revitalizar os espaços que hoje estão em desuso, aumentar a relação do usuário pedestre com o rio”, afirma Lícia.

Os profissionais do Escritório Coletivo de Arquitetos também apresentaram aos alunos de Arquitetura da Unit um projeto residencial que recebeu menção honrosa no Prêmio Jovens Arquitetos, de reconhecimento nacional. O coordenador do curso de Arquitetura, professor Ricardo Mascarello, avalia a importância do contato dos acadêmicos com os profissionais.

“Estamos recebendo jovens arquitetos que têm um trabalho bastante conceituado e colocando os nossos estudantes em contato com um projeto que utiliza muito concreto armado, alguns balanços da estrutura. Além disso, é muito interessante ver um projeto executivo da Orla do Cotinguiba, em uma cidade histórica como Laranjeiras”, diz o professor Mascarello, que durante o evento também apresentou aos alunos um cronograma de atividades do curso de Arquitetura para este semestre, o que inclui caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, entre outras ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão.

Compartilhe: