ESTUDE NA UNIT
MENU

Encontro de Eletroquímica de Sergipe

Evento anual discutiu avanços e desafios da eletroquímica além de divulgar os resultados científicos e tecnológicos da área

às 10h50
Nos dias 10 e 11 deste mês, docentes, estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além de pesquisadores de pós-doutorado estiveram presentes, no auditório B do Bloco G, Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes – Unit – para o 3º Encontro de Eletroquímica de Sergipe - Enelse.
Professor Dr. Giancarlo Richard Salazar, presidente da comissão organizadora do Enelse, na abertura do evento (Foto: Marcelo Freitas)
Professor Dr. Giancarlo Richard Salazar, presidente da comissão organizadora do Enelse, na abertura do evento (Foto: Marcelo Freitas)
Palestra de abertura com a professora Dra. Adalgisa Rodrigues de Andrade (Foto: Marcelo Freitas)
3º Encontro de Eletroquímica de Sergipe reúne estudantes e pesquisadores (Foto Marcelo Freitas)
Compartilhe:

O evento anual teve início em 2013 em formato de minicurso, e este ano, como diferencial apresentou dois dias de programação científica para discussão dos avanços e desafios da eletroquímica. Além disso, divulgação de resultados científicos e tecnológicos nesta área em Sergipe e outros Estados próximos.

“Este ano pensamos em fazer diferente e promovemos um crescimento no evento trazendo palestras com cientistas de reconhecidas competências para propagar o conhecimento. Para estudantes de iniciação científica é um evento importante, pois desperta a vontade para a pesquisa”, declara o professor Dr. Giancarlo Richard Salazar, presidente da comissão organizadora do Enelse.

O encontro tem como objetivo promover trocas de experiências e cooperações entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e profissionais da área de eletroquímica. “A ideia é que a eletroquímica no Estado que, ainda é incipiente, cresça e que consigamos nos tornar referência no Nordeste e no Brasil”, acrescenta o organizador.

A palestra de abertura foi realizada pela professora Dra. Adalgisa Rodrigues de Andrade do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Pesquisador 1, na área de Físico-Química do CNPq, realiza estudos em diferentes áreas de atuação da eletroquímica, principalmente em Eletroquímica Ambiental. Na ocasião, apresentou o tema “Uso da eletroquímica para produção de energia e produtos de alto valor agregado”.

O evento contou ainda com a realização de minicurso de técnicas eletroanalíticas, desenvolvido pela Metron/Autolab, parceiro do Enelse, palestra com o professor Dr. Pedro de Lima Neto do Departamento de Química Analítica e Físico-química do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, sessão de painéis e apresentações orais com premiação para os melhores trabalhos.

O encerramento aconteceu, na tarde de ontem, com a presença do professor Dr. Artur de Jesus Motheo, do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo com a apresentação de exemplos da aplicação de tratamento eletroquímicos na despoluição de meios aquosos.

Compartilhe: