ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit forma primeira turma de Medicina

Colação de grau, da turma Amélia Maria Cerqueira Uchôa, aconteceu na noite da última sexta-feira, 18, no Teatro Tobias Barreto

às 13h30
Eles ingressaram na Universidade Tiradentes com um grande desafio. Em 2010, 50 jovens davam o primeiro passo para uma carreira promissora. O curso escolhido era o de Medicina. O desafio era de todos, era a primeira turma. O ano agora é 2015, e juntos, no dia 18 de dezembro, comemoraram a conquista de uma longa jornada. Mais um importante passo e a sensação de dever cumprido.
Formatura da primeira turma de Medicina da Unit (Fotos: Luiz Dinarde)
Formatura da primeira turma de Medicina da Unit (Fotos: Luiz Dinarde)
(Fotos: Luiz Dinarde)
(Fotos: Luiz Dinarde)
Turma comemora colação de grau (Fotos: Luiz Dinarde)
Formatura da primeira turma de Medicina da Unit (Fotos: Luiz Dinarde)
Reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, encerra colação de grau (Fotos: Luiz Dinarde)
Formando Augusto César entrega placa de homenagem ao Professor Uchôa (Fotos: Luiz Dinarde)
Formando Augusto César, orador da turma (Fotos: Luiz Dinarde)
Solenidade foi realizada no Teatro Tobias Barreto (Fotos: Luiz Dinarde)
Professor Dr. Francisco Prado foi homenageado durante solenidade (Fotos: Luiz Dinarde)
Fotos: Luiz Dinarde
Momento da Colação de Grau (Fotos: Luiz Dinarde)
Formatura da primeira turma de Medicina da Unit (Fotos: Luiz Dinarde)
Formatura da primeira turma de Medicina da Unit (Fotos: Luiz Dinarde)
Formatura da primeira turma de Medicina da Unit (Fotos: Luiz Dinarde)
Fotos: Luiz Dinarde
Fotos: Luiz Dinarde
Casal Augusto César e Renata Tavares comemoram a formatura (Fotos: Luiz Dinarde)
Compartilhe:

“Fazer parte da primeira turma de Medicina da Unit é sentir-se como um autor da história da nossa universidade. Tenho muito orgulho da história que esta turma trilhou. Foi uma caminhada muito difícil e natural para qualquer início. A gente se sentia abrindo caminhos, mas a nossa garra e coragem foram determinantes para a nossa conquista”, contou Augusto César, orador e egresso da primeira turma.

Não tinha como ser diferente. É realmente uma grande conquista. O diretor da área de Saúde da Unit, professor Dr. Hesmoney Santa Rosa conta que a abertura do curso de Medicina foi um prêmio à instituição de ensino após 14 anos de uma intensa preparação. “Durante mais de dez anos fundamos vários cursos da Saúde que iriam apoiar tanto estruturalmente quanto funcionalmente o curso de Medicina. Após este tempo, percebemos que estávamos preparados e solicitamos a autorização do Ministério da Educação”, declarou.

A concorrência foi grande – 18 candidatos por vaga – para um vestibular desafiador. Novo curso, corpo docente qualificado e uma metodologia inédita para o Estado denominada Problem Based Learning – PBL – em português, Aprendizagem Baseado em Problemas. “Esta é uma coroação de um trabalho. Uma vitória nossa e deles. O curso não é fácil, pois é integral. O processo seletivo foi muito difícil e, agora, já se encontram profissionais aptos ao mercado de trabalho com carreiras bastante promissoras”, ressaltou professor Hesmoney.

Durante seis anos, a turma “lutadora” – como descreveu a formanda Isabelle de Lourdes – enfrentou muitos desafios.  “Foi tudo muito especial. O curso foi sendo adaptado e melhorado com a gente. Podemos dizer que estamos fazendo história na Unit e na medicina de Sergipe com o método baseado no paciente e não na doença. Uma profissão mais humanizada”, contou. Após seis anos de formada em Fisioterapia, também pela Unit, Isabelle resolveu prestar um novo vestibular para se dedicar a realização de um grande sonho, tornar-se médica.

Entre tantas histórias de desafios, sonhos e superação também consta a do casal Augusto César e Renata Tavares. Na época ainda namorados, atualmente noivos, disputaram uma vaga no curso, foram aprovados e comemoram juntos a nova conquista. “Lembro como se fosse hoje. Ele olhando a lista de aprovação de cima para baixo e eu de baixo para cima. Foi muito emocionante esse momento. Ele foi mais que um colega de turma, foi um companheiro de jornada. Posso dizer que ele foi peça fundamental. Sem ele talvez eu não estaria aqui hoje comemorando esta conquista”, contou emocionada a jovem Renata, de 25 anos. “É uma vitória conjunta porque nos momentos de maiores dificuldades, a caminhada fica mais leve, mais fácil quando você tem uma pessoa que ama ao seu lado, que pensa em construir uma vida com ela”, complementou Augusto.

 

Colação de Grau

No Teatro Tobias Barreto, integrantes da Orquestra Sinfônica de Sergipe davam o tom para a emocionante solenidade. Familiares, amigos, corpo docente e colaboradores da Unit estavam reunidos para a colação de grau da primeira turma do curso de Medicina, denominada “Amélia Maria Cerqueira Uchôa”.

“Há um ano, fui surpreendida quando a comissão me procurou dizendo que a turma levaria meu nome. Para mim foi uma surpresa muito grande e uma honra imensa. Toda formatura da primeira turma de cada curso representa muito para a instituição. Esta, em especial, porque foi muito difícil, trabalhamos muito e vencemos. Um momento muito especial que vai ficar marcado para sempre”, assegurou a vice-reitora da Unit, professora Amélia Uchôa.

Para o reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, a primeira turma de Medicina ficará marcada na história da instituição de ensino. “Este é um grande acontecimento na vida desses jovens e na vida da Unit. Esses estudantes tiveram a capacidade de se sacrificar para sair daqui profissionais dignos. A minha manifestação é de agradecimento. A gratidão é um dos elementos mais fortes que temos. Divido com todos a minha felicidade de participar de uma formatura que é um momento que fica na memória”, enfatizou.

“Quando eu ouvia dizer que era um momento emocionante eu me perguntava se era isso mesmo. Soa até como clichê. Hoje, sou eu que digo. É realmente muita emoção, um momento único em nossas vidas, de realização”, disse o formando Augusto César momentos antes da colação.

Para o coordenador do curso, professor Dr. Francisco Prado, a solenidade foi também de muita alegria e satisfação. “Na história da Unit este é um momento importante e especial. Um capítulo cuja escritura se completa com a colação de grau de sua primeira turma de médicos. Tenho a satisfação de participar deste dia como testemunha e colaborador daqueles que fizeram acontecer o curso de medicina desta universidade. Hoje, nos confraternizamos e triunfantes comemoramos a vitória alcançada. Plantamos, regamos e, finalmente colhemos bons frutos cuja propagação já ultrapassa as fronteiras de Sergipe. Valeu a pena. Fizemos um bom trabalho”, afirmou.

O paraninfo da turma, professor Walter Marcelo Oliveira Carvalho, agradeceu a homenagem em nome de todo o corpo docente do curso de Medicina. “Fico muito honrado em ser o paraninfo dessa primeira turma. A gente brinca que eles são os nossos primogênitos. Tiveram o tratamento de primeiro filho. Aquele olhar mais cuidadoso. Represento todo o corpo docente e a parte administrativa da universidade que sempre esteve integrada. Os nossos estudantes que foram brilhantes”, salientou.

 

Homenagens

Um dos momentos mais marcantes na solenidade, além da entrega dos diplomas, foram as homenagens ao corpo docente e colaboradores da instituição. Com troféus, um a um recebia o carinho dos formandos pela dedicação durante o tempo de grandes aprendizados. Na ocasião, o professor Dr. José Arnaldo recebeu o título de professor emérito pelos serviços prestados e o professor Dr. Francisco Prado pelo exemplo de mestre, médico e professor da referida instituição de ensino.

Compartilhe: