ESTUDE NA UNIT
MENU

Jornada de Mobilização Pedagógica

Evento abordará reflexões sobre as competências para ensinar e a organização do ensino

às 14h24
De 25 a 29 de janeiro, a Universidade Tiradentes reunirá corpo docente, tutores e preceptores da instituição de ensino para realização de mais uma edição da Jornada de Mobilização Pedagógica. A abertura do evento acontecerá na próxima segunda-feira, às 18h30, no Teatro Tiradentes, localizado no Campus Centro, em Aracaju.
Compartilhe:

A iniciativa, realizada pela Diretoria de Graduação, faz parte do programa de formação e qualificação docente e antecede a abertura do período letivo da Unit.  A jornada capacita os professores por meio de temáticas que contribuirão com processo de capacitação continuada visando ao aperfeiçoamento da prática pedagógica a partir de novos métodos de aprendizado.

A conferência de abertura apresentará reflexões sobre as competências para ensinar e a organização do ensino com a palestrante, professora Emília Maria Cipriano. Com ampla experiência na área de Educação, formação de professores e gestão educacional, é graduada em Serviço Social e Pedagogia, pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale, respectivamente. É mestre em Psicologia da Educação e possui doutorado em Educação pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo.

“Há algum tempo discutimos as competências por ser algo mais evidente e emergencial quando se fala em educação no cenário atual. Buscamos temáticas e profissionais de renome nacional que, além da prática docente, sintam o mesmo compromisso, enquanto educadores, que nós sentimos em sala de aula”, declarou a coordenadora do Centro de Inovação e Tecnologia Educacional – Cite – e organizadora da jornada, professora Michelline Roberta Simões.

Ainda de acordo com a docente, a temática central destacará assuntos que serão abordados de forma diversificada em palestras, oficinas e minicursos. “É imprescindível a participação dos professores para que possamos nos manter entre as melhores universidades do país colocando em prática a missão e visão da instituição. Para tal, é necessário resignificar nossos conhecimentos em um processo de formação e qualificação contínuo”, ressaltou.

O tema visa dar continuidade ao processo discutido e implementado pelo Grupo Tiradentes. A educação por competências reflete o que vem sendo praticado por instituições de ensino superior nacionais e internacionais, além de atender as necessidades do mundo do trabalho.

“Nosso objetivo é que este aluno tenha a melhor aula, uma aprendizagem mais significativa”, concluiu professora Michelline.

 As inscrições podem ser feitas via magister e a programação completa conferida aqui.

Compartilhe: