ESTUDE NA UNIT
MENU

Comunidade acadêmica participa de Avaliação Institucional

De 1º a 15 de outubro, alunos, professores e colaboradores técnico-administrativo contribuirão para melhorias dos serviços ofertados pela Unit

às 20h26
Compartilhe:
Reunião sobre Avaliação Institucional reúne representantes de diversos setores da comunidade acadêmica

Reunião sobre Avaliação Institucional reúne representantes de diversos setores da comunidade acadêmica

Entre os dias 1º e 15 de outubro, a comunidade acadêmica participará da Avaliação Institucional 2013. A ideia é proporcionar a estudantes, professores e colaboradores do corpo técnico-administrativo, da Universidade Tiradentes, um espaço para que possam apresentar suas opiniões em relação à infraestrutura, formação docente, das ferramentas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem e contribuir para potencializar e melhorar os serviços ofertados pela Unit. Na tarde desta segunda-feira, 30 de setembro, a Comissão Própria de Avaliação – CPA – lançou a campanha deste ano e reuniu no auditório do bloco D do Campus Aracaju Farolândia, o superintendente-geral do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa Junior; o superintendente acadêmico Eduardo Peixoto; a procuradora institucional e coordenadora de Acreditação e Avaliação do Grupo Juliana Dias; o diretor adjunto de Graduação Evandro Duarte; e representantes de diversos setores da comunidade acadêmica.

A avaliação acontece a cada dois anos e é totalmente informatizada. Embora a lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes – esteja em vigor pelo Ministério da Educação desde 2004, a Unit já realizava avaliações institucionais desde o final da década de 90. “Pela lei do Sinaes 10.861/2004, o MEC orienta que toda a instituição tenha uma Comissão Própria de Avaliação. A Unit já tem esse histórico desde 1998 através da Comissão de Planejamento Tático e Estratégico que trabalhava com o Programa de Avaliação Institucional Contínuo, ao qual é utilizado hoje pela CPA. Então a Avaliação Institucional nos ajuda a lapidar e melhorar aquilo que oferecemos. E quando a comunidade participa, ela entende que a opinião dela é considerada e essa participação gera resultados”, afirma a gerente do projeto Enade e Presidente da CPA da Unit, professora Andrea Karla Ferreira Nunes.

Os dados obtidos com a avaliação geram relatórios que a Comissão tem dois anos para analisar e elaborar planos de ação sobre como executar projetos que ajudem a melhorar as fragilidades identificadas. “Fazemos reuniões com representantes dos alunos, professores, coordenadores, da Diretoria de Educação a Distância para apresentar esses resultados. É a partir desta apresentação que trabalhamos com os planos de ação. É possível dizer que há uma geração de resultados”, explica Andrea Karla.

Avaliação Institucional acontecerá de 1º a 15 de outubro

Avaliação Institucional acontecerá de 1º a 15 de outubro

Os resultados são divulgados para a comunidade acadêmica e, muitos dos frutos dessas avaliações, já foram aplicados na Unit. A implantação do semáforo nas imediações do Campus Aracaju Farolândia; espaço e atualização dos acervos das bibliotecas; as novas carteiras escolares; implementação do Wi-fi nos campi Aracaju Farolândia e Centro; a acústica e estrutura dos polos de Educação a Distância, são alguns dos diversos resultados obtidos após as avaliações.

PARTICPAÇÃO

O acadêmico Milson dos Santos Barbosa está no 8º período de Engenharia de Petróleo e há mais de um ano representa os estudantes da área de Exatas e Tecnológicas dentro da CPA. Durante este tempo, Milson já notou mudanças, não apenas na infraestrutura, mas na conscientização da comunidade acadêmico frente ao processo de avaliação. “Já conseguimos algumas melhorias, por exemplo, no que se refere a fazer com que o aluno se conscientize sobre a importância da Avaliação, além de aumentar a participação dos professores. Um dos nossos principais objetivos é mostrar que esta avaliação resulta em coisas positivas”, acredita Milson Barbosa. Quem também já participou da CPA e aprova o trabalho desenvolvido pela Comissão, é a estudante do 8º período de Engenharia Ambiental, Barbara Brena Santos Costa. A estudante já integrou a CPA durante um ano meio como representante dos alunos da área de Engenharias e acredita ter sido uma participação satisfatória. “Eu acho ótimo porque escutamos o que outros alunos, que não fazem parte da Comissão, têm a dizer da universidade; é uma forma de melhorar a nota do próprio curso no MEC; contribui para o crescimento do aluno; e incentiva o acadêmico a participar da avaliação”, analisa Barbara.

Milson Barbosa: "Já conseguimos algumas melhorias, por exemplo, no que se refere a fazer com que o aluno se conscientize sobre a importância da Avaliação"

Milson Barbosa: “Já conseguimos algumas melhorias, por exemplo, no que se refere a fazer com que o aluno se conscientize sobre a importância da Avaliação”

Segundo a professora Andrea Karla Ferreira, a cada ano tem aumentado a participação da comunidade acadêmico Neste processo. “O olhar do outro nos ajuda a construir uma universidade melhor. A Avaliação Institucional é um processo legítimo, sigiloso e existe uma equipe que cuida desses dados. A participação de docentes, discentes, colaboradores aumenta a cada ano e este crescimento se deve a seriedade com que a Comissão trabalha os resultados colhidos”, conclui a docente.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: