ESTUDE NA UNIT
MENU

Calouros de Medicina recebem jalecos

O gesto representa o momento em que a instituição pede licença aos pais para cuidar de jovens que abraçaram a profissão

às 19h00
Com o recebimento dos jalecos, os alunos de Medicina iniciam uma nova etapa rumo ao exercício profisisonal
Os novos alunos registram o início da vida acadêmica com o recebimento dos jalecos
Os novos alunos registram o início da vida acadêmica com o recebimento dos jalecos
A acadêmica Sílvia Catarine Farias Andrade
Compartilhe:

 

A entrega da peça que simboliza o cuidado que o profissional da área deve ter com seus pacientes, preservando-os da contaminação de doenças transmissíveis, foi feita na noite da quinta-feira, 3, no auditório do Bloco G, no Campus Farolândia para 18 novos acadêmicos aprovados para o curso de Medicina a partir da divulgação dos seus nomes pelo Fundo de Financiamento Estudantil – Fies.

Sílvia Catarine Farias Andrade, uma das acadêmicas, considera que o gesto da instituição em fazer a entrega do jaleco nos primeiros dias de aula representa uma forma ímpar de acolhimento e de respeito ao futuro profissional. “Sinto-me muito bem acolhida e se a Unit era uma instituição admirada sob meu ponto de vista, agora, então, é que sinto orgulho por ter escolhido estudar aqui”, revela a caloura que participou da solenidade acompanhada dos seus pais e sua irmã caçula.

Para o coordenador do curso, professor Richard Halti Cabral, o gesto que se repete a cada início de semestre letivo representa uma maneira gentil de a instituição recepcionar os calouros, mostrando a cada um e às suas famílias que é iniciada uma nova fase. “É importante para que eles já cheguem à faculdade preparados para a formação médica”, conclui o professor Halti.

O professor Halley Ferrari Oliveira da disciplina Habilidades III acrescenta que a entrega do jaleco representa os votos de boas-vindas para os alunos. “É também o momento em que pedimos licença aos pais dos alunos para que eles fiquem conosco nos próximos seis anos. Após esse período é feita a devolução”, brinca o docente.

O aluno do 5º período Marcos Antônio Alves Júnior é também vice-presidente da Associação Atlética de Medicina Professor Richard Halti Cabral. O veterano salienta que o gesto simbólico da instituição em fazer a entrega do jaleco tem um significado especial para os estudantes. “É um momento muito importante e simbólico para quem inicia a trajetória profissional num curso que é reconhecidamente difícil de ter acesso. É a certeza que o calouro tem de ter escolhido para essa nova caminhada uma excelente instituição de ensino”, conclui.

Compartilhe: