ESTUDE NA UNIT
MENU

Democracia e Direitos Humanos

Os velhos e novos embates diante da contemporaneidade democrática servem como tema de estudos para alunos de três programas de mestrado e doutorado

às 19h11
Encontro permite estruturar e organizar as missões de estudos dos alunos de mestrado e doutorado e as missões de pesquisas dos professores desses programas
A doutora Maria Lúcia, em primeiro plano
A doutora Maria Lúcia, em primeiro plano
Durante as discussões sobre os programas
Compartilhe:

A coordenação do mestrado em Direitos Humanos, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Unit, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA e o Programa de Pós-Graduação em Política Social da UnB, realizou na noite dessa terça-feira, 24, na sala 8 do bloco D, um seminário intitulado “Direitos humanos na democracia contemporânea: velhos e novos embates”.

O evento integra o projeto de mobilidade acadêmica financiado pela Capes e Fapitec, e coordenado pela doutora Verônica Teixeira Marques. Segundo a professora, ele é realizado de forma conjunta e atende, dessa forma, o edital, que exige a participação de duas instituições parceiras que possuam programas stricto sensu com nota cinco ou superior e que o projeto tenha caracterizado dentro da sua estrutura uma interdisciplinaridade.

“Quando convidamos o Programa de Política Social da UnB, que é um dos programas mais antigos na área do Serviço Social, e o programa de Ciências Sociais da UFBA, também um dos mais prestigiados na área, especialmente aqui no Nordeste, onde é tido como um ponto de referência, garantiu o cumprimento das regras do edital”, explica a doutora Verônica. “O que se pretende é envolver os alunos do mestrado e doutorado desses dois programas e, no nosso caso, viabilizar uma transferência de expertise de instituições mais experientes para que possamos aprender com o know-how que elas oferecem”, acrescenta a docente.

A doutora Maria Lúcia Pinto Leal, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília, salienta que o encontro realizado na noite dessa terça-feira na Unit tem significativa importância por ter sido coordenado pela professora Verônica e por desenvolver três linhas de pesquisa. Uma segue na discussão de democracia e participação; a segunda trata de instituições e questões de políticas públicas, e a terceira pesquisa a questão da violência e os direitos humanos. “A ideia é que possamos fazer uma mobilidade entre professores e os alunos desses três programas de pós-graduação, em que eles possam socializar os seus conhecimentos e participando das disciplinas”, explica a doutora Lúcia Leal.

Compartilhe: