ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Unit + Vida

Iniciativa visa conscientizar e incentivar a comunidade acadêmica e colaboradores sobre a importância da doação de sangue e cadastramento de medula óssea.

às 15h46
“Sempre quis ser doadora de sangue, mas nunca tive o peso. Quando soube que para fazer o cadastro para doação de medula não tinha esta restrição, não pensei duas vezes. É algo tão simples que pode fazer tanta diferença na vida de uma pessoa”. A declaração é da estudante do 3º período do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes, Evane Mirelli, uma das cadastradas na manhã desta sexta-feira, 10, para ser doadora de medula óssea.
Compartilhe:

A iniciativa do professor Luan Cardozo envolve os acadêmicos de Enfermagem, com o apoio da coordenação do curso, em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose. A ação tem como objetivo salvar vidas por meio do cadastramento de medula óssea e acontece durante todo o dia, até às 21h30, no minishopping do Campus Aracaju Farolândia da Unit.

“Observava a necessidade dos pacientes e também, como tenho alguns outros projetos, percebi que quando a gente dá o primeiro passo, as pessoas acabam se sensibilizando muito pela causa. Conseguimos dar vida novamente ao projeto. Para quem doa é algo muito simples, para quem recebe é uma nova chance de vida”, observa o professor Luan, responsável pelo retorno do projeto Unit + Vida.

Para fazer a inscrição no cadastro de medula óssea, é preciso ter entre 18 a 55 anos, estar bem de saúde e não possuir diagnóstico de doenças infecciosas. No ato do cadastro o candidato deve apresentar um documento oficial com foto, válido em todo território nacional e preenche um formulário com seus dados pessoais. Na etapa seguinte é coletado uma amostra com 5 ml de sangue. Esse material é encaminhado para o exame de Histocompatibilidade (HLA) – são testes de laboratório para identificar as características genéticas do voluntário cadastrado. Com essas informações é possível verificar a compatibilidade entre o candidato, doador de medula e o paciente (receptor).

Luana Costa, estudante de Estética e Cosmética, aprovou a iniciativa realizada na Unit. “Sempre pensei em ser doadora. Ainda bem que a  instituição de ensino proporcionou este momento para nós. Às vezes, é muito complicado ir ao Hemose por questões dos estudos e trabalho. Hoje estou muito feliz”, finaliza.

 

Com informações do Hemose

Compartilhe: