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Qualidade sem fronteiras

Evento internacional, realizado nesta quinta-feira, 25, discute as melhores práticas para a garantia da qualidade no Ensino Superior.

às 18h56
Entender e debater questões ligadas a instituições de ensino de todo o mundo. Além disso, apresentar as melhores práticas de garantia para qualidade no Ensino Superior. Durante todo o dia, a conferência internacional “Quality Strategies for Global Higher Education”, trouxe à Aracaju, especialistas dos Estados Unidos, Europa e América Latina para ampliar discussões, examinar as práticas existentes no Brasil com foco nas tendências globais e explorar as possibilidades das instituições brasileiras se tornarem nacionalmente conectadas.
O reitor da Unit, Jouberto Uchôa durante abertura do evento
O reitor da Unit, Jouberto Uchôa durante abertura do evento
Dr. Federico Moran discute as lições do tratado de Bologna, modelo europeu
Dr. Chester Haskell durante palestra sobre a garantia de qualidade americana e acreditação no contexto globall
Superintendente-geral do Grupo Tiradentes durante solenidade de abertura
A doutora Juliana Cordeiro Cardoso, diretora de Pesquisa da Unit
O evento contou com a participação de convidados, corpo docente e gestores da instituição de ensino
O professor Uchôa e o Dr. Chester Haskell durante abertura
O evento contou com a participação de convidados, corpo docente e gestores da instituição de ensino
Solenidade de abertura
Solenidade de abertura aconteceu no Bloco G, da Unit
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“Quando pensamos na realização deste evento foi para construirmos um grande ciclo de debates e muito aprendizado. É importante conhecer um pouco da realidade e participar de discussões em todo o mundo. Precisamos saber quais os diferenciais, indicadores e o que se configura como qualidade do ensino superior em outros países”, declara o superintendente-geral do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior.

Lições do tratado de Bologna, sistemas de qualidade na América Latina, possíveis vias para instituições e programas brasileiros tornarem-se mais reconhecidos globalmente e a experiência de instituições brasileiras em modelos internacionais de garantia de qualidade e acreditação foram temas discutidos na conferência. “O evento vem culminar com propostas, estratégias e parâmetros para a instituição de ensino se manter com alta qualidade quando comparada a outros países”, ressalta a doutora Juliana Cordeiro Cardoso, diretora de Pesquisa da Unit.

O norte-americano Chester Haster, mestre e doutor em Administração Pública, foi um dos palestrantes na conferência e discutiu a garantia de qualidade americana e acreditação no contexto global. O especialista tem vasta experiência como líder em diversas universidades nos EUA, depois de ter servido em várias posições ao longo de 13 anos na Universidade de Harvard; como reitor e pró-reitor na Simmons College (Boston) e como presidente do Instituto Monterey de Estudos Internacionais (Monterey, Califórnia) e do Cogswell Polytechnical College (Vale do Silício). Atualmente é consultor independente e trabalha com universidades em vários países, incluindo os EUA, México, Espanha e Brasil.

“A qualidade é o que mais importa. Uma instituição de ensino não pode ser visto com o padrão medíocre. Não é uma receita em longo prazo e as instituições precisam ser responsáveis pelos seus modelos. É importante se comparar e aprender com outras instituições e também ganhar reconhecimento”, observa Chester.

Durante a solenidade de abertura, que aconteceu na manhã de hoje, 25, no auditório do Bloco G, do Campus Aracaju Farolândia da Unit, o reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça enalteceu a relevância do evento. “Aqui estão presentes representantes da mais alta qualificação para proporcionar a todos nós uma grande contribuição para a melhoria na qualidade do ensino superior com exemplos de países mais avançados que nós”, garante.

Além do norte-americano, a conferência internacional conta com discussões do espanhol Federico Moran, professor titular da Universidade Complutense de Madrid, diretor da Fundação para o Conhecimento Madri+d e da Agência de Garantia de Qualidade para Educação Superior na Região de Madrid, do colombiano Fernando Alonso Téllez Mendivelso, mestre em Ciências Políticas, Cooperação Internacional e Desenvolvimento da América Latina. Com experiência em internacionalização e acreditação, é autor de artigos científicos e capítulos de livros na área. Téllez é, ainda, responsável pelo Departamento Internacional do Conselho Nacional de Acreditação da Colômbia. Desde 2015, trabalha como consultor do Ministério de Educação colombiano em tópicos como internacionalização, acreditação e grau de reconhecimento.

James Ito-Adler, antropólogo formado pela Universidade de Harvard e atual presidente do Instituto Cambridge de Estudos Brasileiros, em Boston, Massachusetts, o cientista norte-americano reforçou a importância do conhecimento na internacionalização dos ensino. “Nosso papel com a instituição é comunicar as diferenças e a parceria entre Instituto Tiradentes e a US Boston é um passo muito importante de esclarecer esses aspectos e semelhanças, criando estratégias para o futuro, ganhando experiência e criando possibilidades de intercâmbio. Criaremos possibilidades que não existem hoje e, por isso que digo que o Instituto Tiradentes é uma das poucas inovações no mundo do ensino superior”, assegura.

Para a assessora da Diretoria de Relações Internacionais da Capes, professora Cyntia Sandes Oliveira, é preciso discutir a centralidade da universidade no processo internacionalizar os estudos acadêmicos. “Reforçando a importância de se ter um planejamento estratégico que pense a internacionalização como um todo, abrangendo desde alunos, professores e técnicos. Como incorporar o conhecimento internacional à realidade da instituição, em termos de troca, acontece como uma realização de uma meta pensada estrategicamente, dentro do processo de internacionalização que busque qualidade de ensino na instituição.”

No evento também está presente o ex-diretor da Capes, atual conselheiro e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, professor José Fernandes de Lima;

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