ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor Itamar Freitas da UnB participa de aula inaugural

Base Curricular comum é tema de debate promovido pelo Programa de Pós- Graduação em Educação.

às 14h35
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, recebeu o professor Itamar Freitas, da Universidade de Brasília, para sua aula inaugural com o tema “Base Curricular Comum no Brasil: do discurso progressista à reação conservadora”. O evento aconteceu, na última sexta-feira, 26, no Campus Aracaju Farolândia, no Bloco F.
Compartilhe:

A Base Nacional Comum está prevista no Plano Nacional de Educação – PNE, que entrou em vigor em 2014, e tem como função definir, quais são os “objetivos de aprendizagem” a serem considerados pelos professores e coordenadores na hora de elaborar o projeto pedagógico da escola e o currículo das aulas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. “Muitas pessoas pensam que esta a primeira grande base curricular no Brasil, porém nos últimos 20 anos a gente passou pela tentativa de unificar currículos”, explica o professor.

Para o especialista, hoje no Brasil existem dois projetos disputados os rumos da base curricular. “Hoje na educação temos um debate semelhante ao que acontece no Senado, a disputa do projeto desenvolvimentista e do projeto neoliberal, puxei esse gancho para provocar o debate entre os alunos aqui na pós”, afirma.

Compartilhe: