Com o propósito de se transformar em um congresso a partir da próxima edição, oportunidade em que reunirá convidados, professores e acadêmicos de outras instituições de ensino superior, a Semana de Administração da Universidade Tiradentes destaca como tema “Determinação como competência fundamental para o alcance do sucesso” e cumpriu sua primeira noite de programação com a palestra proferida pelo doutor Evaristo Farias.
O convidado surpreendeu a plateia desde sua primeira fala, direcionada para a afirmativa de que dá trabalho fazer o que a gente gosta. “As pessoas pensam que fazer aquilo que gosta é sentar e por os pés pra cima, e aí tudo vai acontecendo. Mas não é bem assim! Quem gosta de construir tem que entender de engenharia, assim como aqueles que gostam de lidar com o comércio precisam entender um pouco de contabilidade”, diz o palestrante exemplificando e deixando claro que para abraçar a profissão de Administrador não é preciso apenas fazer uma graduação. “É indispensável atualizar conhecimentos, procurar estar inserido no mercado, e se este está cada vez mais competitivo ou escasso, o profissional tem de usar da criatividade para superar os momentos difíceis”, reconhece o conferencista.
Ele faz distinção entre emprego e empregabilidade e reconhece que o País possui atualmente cerca de 12 milhões de pessoas desempregadas, portanto, vive uma crise de emprego. “Mas toda crise é salutar se sairmos da zona de conforto em busca de soluções alternativas”, sugere.
Elígia Santana Melo Martins, aluna do 3º período de Administração no Campus Farolândia, considera o momento de relevante importância para a sua formação profissional. “Essa interação entre os acadêmicos e os palestrantes convidados é muito importante porque nos revela o que está acontecendo além dos muros da instituição”, pondera.
“Esse ano as semanas dos cursos ganharam nova dimensão. A Unit está investindo cada vez mais na vinda de palestrantes de outros estados, tornando os eventos mais vultosos”, lembra o coordenador de Extensão e professor do curso Geraldo Calasans.
O coordenador do curso no Campus Itabaiana, professor Jefferson Reis Guimarães Andrade, lembra que na atual edição o evento promoveu a integração do curso com todos os campi e polos. “O propósito é que tenhamos uma semana com maior profundidade acadêmica oferecendo, assim, mais informações para os nossos alunos. Essa troca de conhecimentos entre a academia e o profissional é a base da nossa metodologia do currículo por competência, e a gente traz isso não só para a sala de aula, como para os múltiplos eventos das diversas atividades que o curso promove”, conclui.