ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes e egressos da Unit são destaques no Prêmio João Ribeiro

Iniciativa da Fapitec reconhece trabalhos nas categorias Científica, Comunicação Social e Inovação Tecnológica. Dos 18 vencedores, nove são da Universidade Tiradentes.

às 12h29
“Enquanto profissional, ter uma matéria premiada é algo muito gratificante. Como jornalista, desempenhamos nosso trabalho para que seja útil à sociedade. E, reconhecimento como este só nos incentiva a fazer mais matérias que tenham foco de alcance social para melhorar a população. É um trabalho realizado com muito amor”. A declaração é do jornalista da TV Sergipe, Anderson Barbosa, formado pela Universidade Tiradentes há 11 anos, um dos vencedores do Prêmio João Ribeiro de Comunicação e Divulgação Científica.
Jornalistas Anderson Barbosa e Fredson Navarro  comemoram premiação (Foto: Arquivo Pessoal)
Jornalistas Anderson Barbosa e Fredson Navarro comemoram premiação (Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Raniere é o vencedor na categoria Jovem Inventor
Compartilhe:

Anderson conquistou o segundo lugar na categoria Comunicação Científica Social e Visual – Jornalismo Científico – com uma matéria exibida no Programa Estação Agrícola de professor que transforma óleo de cozinha em detergente ecológico. A ideia sustentável não polui o meio ambiente. “Vale ressaltar que este é um trabalho feito em equipe, produção, cinegrafista, motorista, enfim, este prêmio chega como um presente de uma década que completo na empresa”, destaca. No ano passado, o jornalista ficou em primeiro lugar uma matéria especial exibida no Terra Serigy sobre a Fundação Mamíferos Aquáticos.

Desde 2009, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – Fapitec/SE – realiza a premiação que tem como objetivo incentivar a pesquisa e a divulgação científica e tecnológica em Sergipe. Este ano, foram premiados 18 trabalhos nas categorias Científica, Comunicação Social e Visual e Inovação Tecnológica. Destes, nove são egressos e estudantes da Universidade Tiradentes.

Outro destaque do prêmio é o jornalista Fredson Navarro também ex-aluno da Unit. Pela terceira vez, fatura a premiação. A reportagem “Restrição de carboidratos provoca baixa autoestima”, veiculada em julho pelo portal G1 Sergipe, conquistou a segunda colocação na categoria Jornalismo Científico – Internet.

“Sempre é uma grata surpresa conquistar um prêmio. Sou um profissional que gosta de fazer o melhor do meu trabalho em prol daqueles que estão acompanham, da população de forma geral. Tenho que levar ao conhecimento público e esta pesquisa foi muito interessante com uma repercussão muito boa e destaque nacional. É um reconhecimento de um trabalho feito com muita dedicação, amor e comprometimento. Estou muito feliz.”, comemora Navarro. Este é o 19º prêmio da carreira do jornalista que também possui 11 anos de formação.

O Prêmio João Ribeiro foi dividido nas seguintes categorias: Científica que abrange Pesquisador Sênior, Pesquisador Júnior, Jovem Cientista e Cientista Júnior. A categoria de Comunicação Social e Visual, que abrange Jornalismo Científico, Jovem Jornalista, Coluna de Divulgação Científica Profissional, Coluna de Divulgação Científica Estudante, Vídeo Profissional, Vídeo Estudante e Fotografia Profissional e Estudante. Além da categoria de Inovação Tecnológica, que abrange as modalidades de Inventor independente, Empresa inovadora e Jovem Inventor. Esta última teve como vencedor o estudante do 7º período de Engenharia Mecatrônica da Unit, Felipe Raniere.

“O meu projeto é um sistema eletromecânico de limpador de viseira de capacete para proporcionar melhoria na condução dos motociclistas em épocas de chuva. A ideia surgiu de uma conversa entre colegas que tinham problemas de visibilidade no período chuvoso. Quando entrei na Unit comecei a entender e compreender a importância de desenvolver projetos não só para mim, mas para toda população. Esta premiação demonstra que estou no caminho certo, é seguir em frente”, considera Felipe.

Na categoria Jornalismo Científico em TV, Aline Aragão ficou em primeiro lugar. Já na categoria Jovem Cientista – Ciências Humanas e Sociais – a estudante do curso Letras-Português, Adriana de Andrade Santos foi a grande vencedora. Na categoria de Pesquisador Júnior, a egressa de Ciências Biológicas Licenciatura e aluna de doutorado em Biotecnologia Industrial da Unit, Daniela Droppa e Igor Adriano de Oliveira Reis, da Pós-graduação Latu Sensu, em Engenharia de Segurança do Trabalho e egresso do doutorado do curso de Engenharia de Processos foram ganhadores. Ainda na categoria Jornalismo Científico – Impresso – em segundo lugar, ficou Silvio Adriano de Oliveira Vieira e como Jovem Jornalista, o estudante, Willams Rodrigues Silva.

A premiação acontecerá no dia 19 outubro, no Museu da Gente Sergipana.

Compartilhe: