ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia do médico

Profissionais da medicina são homenageados com Troféu Hyder e Hugo Gurgel

às 23h54
A Sociedade Médica de Sergipe – Somese –, em parceria com a Universidade Tiradentes e demais empresas, realizou pela segunda vez a entrega do troféu Hyder e Hugo Gurgel, em homenagem ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.
O reitor recebe o troféu Hyder Hugo Gurgel
O reitor recebe o troféu Hyder Hugo Gurgel
Público prestigia as comemorações ao dia do Médico
Mesa composta por docentes e homenageados
Compartilhe:

A cerimônia aconteceu na noite da última terça-feira, as 19h, no auditório B do bloco G – Campus Aracaju Farolândia – e contou com a presença de grandes nomes da medicina, muitos deles professores na Unit. Ao todo foram 80 homenageados, sendo médicos da capital e das cidades de Aquidabã, Itabaiana, Neópolis, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Simão Dias e Tobias Barreto. Foram homenageados também ex-presidentes da Somese e membros das sociedades de especialidades.

O atual presidente da Somese e professor na Unit, José Aderval Aragão, explica a necessidade de se homenagear homens e mulheres que dedicaram anos de suas vidas a serviço da sociedade sergipana. “Essa homenagem aos médicos que trabalharam 30, 40, 50 anos acontece pelo segundo ano na minha gestão”, declara o professor.

 

Nome do troféu

Os irmãos Hyder e Hugo Gurgel, naturais de Lavras da Mangabeira, no Estado do Ceará, dedicaram suas vidas à medicina, exercendo a profissão durante anos em Sergipe. Hugo trabalhou por aqui cerca de 50 anos e foi o primeiro obstetra do Estado. Hyder, contribuiu principalmente na pediatria, criando o Centro de Puericultura Martagão Gesteira, empreendimento que em seguida foi transferido para a casa Maternal Adélia Franco. “Sobre a medicina, os doutores Hyder e Hugo Gurgel carregavam consigo uma definição simples e direta: realmente, é uma profissão que só faz mesmo servir o ser humano”, ressalta o presidente da Somese em seu discurso de abertura do evento.

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, também foi um dos homenageados da noite e declarou sua imensa felicidade não só pela homenagem, mas também por receber os profissionais da medicina na instituição. “Eu considero este evento um presente. Um prêmio para a instituição, pois é uma classe que tem que ser valorizada todos os dias e que representa muito para a Universidade Tiradentes, diante dos nossos cursos na área da saúde, principalmente medicina”.

Uchôa destaca ainda a relação entre a Unit com o Conselho de Medicina, com a Academia de Medicina e a própria Somese. Sobre a homenagem que recebeu, Uchôa dedica aos parceiros da Unit. “Uma homenagem dessa, para mim, é grandiosa e eu dedico aos meus parceiros aqui que fazem a universidade ser o que é”, reforça.

Compartilhe: