ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Gastronomia viaja no tempo

Alunos do primeiro período fazem exposição sobre história da alimentação. Crianças do Arqui Farolândia conhecem Centro Gastronômico

às 18h31
Na semana marcada pelo Dia Internacional do Chef de Cozinha, o curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes entrou no túnel do tempo com a exposição sobre a história da alimentação. Com pratos da pré-história à atualidade, estudantes do 1º período mostraram de forma prática suas pesquisas. A exposição teve a presença dos alunos do ensino infantil do Colégio Arquidiocesano Farolândia, que conheceram um pouco mais sobre gastronomia e novos hábitos alimentares. Todas as atividades ocorreram no Campus Aracaju Farolândia da Unit.
Compartilhe:

“É uma reflexão sobre a relação entre alimentação e história, alimentação e sociedade. Com todas essas contextualizações históricas, quando os alunos estiverem na parte prática, vão fazer essa ponte e entender como se chegou aos dias de hoje. Talvez, se for necessário fazer uma volta ao passado, eles incluem novos elementos, uma nova roupagem e isso exige pesquisa” explica a professora Isabelle Andrade Brito. Os grupos foram avaliados não apenas pelo sabor dos pratos, mas pela pesquisa e disposição dos alimentos na mesa.

Para acadêmico, Petrucio Luiz Rodrigues, o trabalho foi importante para ampliar os conhecimentos históricos. “Meu grupo ficou com a Idade Moderna, foi quando surgiu os doces, compotas, guloseimas. Precisamos pesquisar e entender como foi esse período de intercâmbio na alimentação, com o aparecimento de novas especiarias”, diz.

Saboreando Conhecimento

Como parte do Projeto Degusta Arqui, Cozinhando, Saboreando e Aprendendo,  do Colégio Arquidiocesano, unidade Farolândia, alunos da educação infantil e fundamental visitaram o Centro Gastronômico da Unit, além de participarem da exposição e do desfile sobre história da alimentação.  O projeto busca levar aos alunos um novo olhar sobre como lidar com os alimentos.

“Com certeza foi um dia descoberta para eles. É interessante observar como eles olham para gente com admiração. Eles puderam conhecer um pouco mais da gastronomia e um pouco das nossas produções”, afirma Kátia Viana de Souza, coordenadora e professora do curso  de Gastronomia Unit. Os alunos também apreenderam sobre a importância da matemática e da geografia para o gastrólogo, além de conhecer todas as instalações do centro.

“Queremos despertar neles a preocupação com o desperdício de alimentos. O Brasil é campeão em desperdício, por isso mostramos como aproveitar partes que seriam jogadas fora”, observa a professora Viviane Cruz dos Santos, do Arqui Farolandia que acompanhou os alunos na atividade.

A docente ainda ressaltou a importância do passeio para eles. “A curiosidade da criança é muito aguçada então eles procuram saber como é a cozinha, o que se faz aqui, a diferença entre culinária e gastronomia, foi um mundo novo para eles hoje” finaliza.

Compartilhe: