“A ideia é a mesma do primeiro Acesso Fashion com a criação de roupas sob medida para atender às necessidades básicas de cada modelo, mas vamos incluir a questão da sustentabilidade com a reutilização de peças jeans. Todas as peças do desfile vieram de doações e os alunos recriaram”, explica a professora Bruna Marque de Oliveira que orienta os alunos no projeto. Como forma de divulgação um ensaio do grupo Loucurarte foi apresentado no Mini shopping do Campus Aracaju Farolândia.
Charles Roni Lima, coordenador e coreógrafo da companhia de dança, acredita que quanto mais espaços forem ocupados por pessoas com deficiência melhor para sociedade. “Essa parceria com a Unit é muito importante porque estamos em uma instituição de ensino. Daqui sai produção de saber e as pessoas que estarão no mercado de trabalho”, declara.
Além de Aracaju, as cidades de Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora das Dores receberão atividades da Mostra. No polo EAD, em Nossa Senhora da Glória, acontecerão oficinas de acessórios de moda, bolsa cartonada, blusa customizada, além de contar com as palestras Família e Sociedade e Mobilidade e Acessibilidade. O evento é aberto ao público.
No encerramento, acontecerá o tradicional desfile e um show com a cantora Marjorie Porto, que participou do programa Ídolos. A 8ª Mostra Nacional Albertina Brasil de Artes sem Barreiras reúne diversos artistas com diferentes tipos de deficiência. A programação completa pode ser conferida aqui.