ESTUDE NA UNIT
MENU

Ética pauta discussões durante 4º Seminário de Enfermagem

Evento reuniu alunos, professores e profissionais da área Jurídica e da Saúde

às 20h43
Compartilhe:
Estudantes de Enfermagem discutem ética na profissão

Estudantes de Enfermagem discutem ética na profissão

Com a proposta de ampliar o conhecimento sobre as atitudes profissionais na área da Enfermagem foi realizada na tarde desta sexta-feira, 22 de novembro, a quarta edição da Semana de Ética da Enfermagem. O evento contou com a participação de estudantes dos últimos períodos do curso da Unit, professores e profissionais das áreas da Saúde e Jurídica.

O evento complementa algumas das abordagens sobre o assunto abordado com os alunos ao longo da graduação. “Queremos trazer a pauta, a responsabilidade civil dos nossos formandos e especialmente que possam estar sensibilizados quanto ao significado da ética profissional. Propomos na estrutura curricular e formação que eles tenham essa oportunidade no terceiro período com a disciplina de Bioética e ao sair da instituição, quando eles têm a oportunidade de trabalhar mais uma vez o assunto”, ressalta a coordenadora do curso de Enfermagem da Unit, professora Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa.

A palestra ‘Negociação dos Direitos Trabalhista: conflitos éticos entre a teoria e a prática’ foi ministrada pela presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Flávia Brasileiro. A presidente ressalta o despreparo destes profissionais diante de algumas situações no ambiente de trabalho. “Este evento resgata não só a parte técnica e procedimental da enfermagem, mas postural, jurídica. Eles terão noção das consequências dos seus atos, o quanto que será observado pelo cliente, usuário ou pelo próprio empregador. É importante as discussões para ampliar a visão destes futuros profissionais”, observa Flávia Brasileiro.

Representantes das áreas Jurídica e da Saúde  participaram de evento

Representantes das áreas Jurídica e da Saúde participaram de evento

A presidente do Seese também destaca as situações jurídicas enfrentadas por alguns empregadores e trabalhadores da área. “Estamos tendo muitos processos questionando as atitudes e condutas destes profissionais no ambiente de trabalho. Temos alguns processos abertos por empregadores por assinatura de ponto, quando um colega assina pelo outro. Às vezes, para eles, parece uma bobagem, mas é uma infração gravíssima. É crime e motivo para demissão por justa causa. Também existe a falta de registros e troca de turno de plantão sem autorização. São situações que, infelizmente, vêm sendo corriqueiras”, exemplifica Brasileiro.

Quem também ressaltou a ética na profissão foi o assessor jurídico Dr. Luiz Felipe Campos e a professora do curso na Unit Emília Cervino Nogueira. Ambos apresentaram, respectivamente, as palestras sobre ‘A ética profissional e os reflexos jurídicos’ e ‘Atividades da Comissão de ética de Enfermagem nos hospitais’. “É interessante estabelecermos qual o real papel da ética na sociedade e como estabelecer quais os pontos que poderão influenciar no dia a dia você agir ou não eticamente. E também diferenciar a ética da moral com o suporte do Direito. Nosso intuito é diferenciar esses pontos e, especificamente, voltado para o campo da Enfermagem, através do código de ética do enfermeiro”, observa Dr. Luiz Campos.

Para o acadêmico Breno Cezar Santos do 7º período do curso, o Seminário é uma boa oportunidade para se atualizar sobre a parte jurídica da profissão. “Estudamos muito a parte fisiológica e quero saber o que existe de mais atual sobre a legislação na enfermagem. Vai ajudar a sanar minhas dúvidas nesse quesito”, afirma o estudante.

Breno acredita que evento ajuda a ampliar conhecimento na Enfermagem

Breno acredita que Simpósio ajuda a ampliar conhecimento na Enfermagem

Para as docentes do curso, Miriam Menezes e Mirela Dornelas, a atividade é uma ferramenta para potencializar o aprendizado dos alunos. “Acreditamos que ampliando esta abordagem ética e jurídica na Enfermagem, conseguiremos preparar melhor o aluno para atuação no mercado de trabalho”, acredita uma das professoras responsáveis pelo evento, Mirela Dornelas.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: