ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit sedia Seminário Estadual de Saúde para prefeitos eleitos

Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 30, e discutiu os desafios e avanços do Sistema Único de Saúde.

às 15h57
Proporcionar aos novos administradores a oportunidade de conhecer e atualizar-se sobre a organização do Sistema Único de Saúde. Com este objetivo, o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 30, no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes, o I Seminário Estadual de Saúde para prefeitos eleitos.
Compartilhe:

“Sabemos das deficiências e cada um precisa fazer sua parte nos limites da sua competência e recursos. Por meio desse encontro pretendemos fazer uma discussão para que todos saiam com a consciência formada qual o papel do município, do estado e do governo federal e, assim, de que forma podemos atuar e estabelecer parcerias. A saúde não tem partido”, declara o governador do Estado, Jackson Barreto.

Com o tema central “SUS: avanços, desafios e agenda de eficiência para o quadriênio 2017-2020”, o evento reuniu prefeitos eleitos, assessores e futuros secretários municipais de saúde. O planejamento do SUS, a importância dos instrumentos para a eficiência do sistema, a formação da rede hospitalar e de urgência, a análise da situação em saúde e o monitoramento dos indicadores municipais foram discutidos no evento.

“Este é um momento ímpar. A política de saúde da Secretaria de Estado não se constrói sozinha. Precisamos dos 75 gestores municipais para que a gente possa instituir as políticas públicas e qualificar essa assistência. Sabemos que os recursos são escassos e esse será o primeiro dos inúmeros encontros que teremos. Queremos construir esta rede e integrar. Entendemos que a eficiência da saúde pública não está somente no governo do estado e, sim, nos 75 governos municipais onde precisamos ter gestores comprometidos com a saúde da população”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.

Para os novos prefeitos, o evento é de grande relevância para a troca de conhecimentos na área da saúde. “Fiz uma política voltada para a educação e saúde. Este seminário é muito importante para um desenvolvimento melhor nesta área. Serão novas ações e projetos para a sociedade que merece esta atenção”, observa a prefeita eleita do município de Monte Alegre, Marinez Silva Pereira, mais conhecida por Dona Nena.

“É uma iniciativa importante reunir os prefeitos eleitos e secretários e que se possa discutir os rumos da saúde. A saúde enfrenta profundas dificuldades no Brasil. É preciso que a gente coloque as responsabilidades onde existem e altere algumas mudanças necessárias. Nós prefeitos temos um grande desafio, é preciso reconstruir”, ressalta o prefeito eleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, presente na cerimônia de abertura, também ratificou a importância da realização do evento. “Nossa preocupação é estar integrado com o poder público para realizar todas as ações que possam beneficiar a sociedade. Este evento é uma excelente iniciativa do senhor governador para trazer todos os prefeitos para receber orientação de como administrar a saúde dos seus municípios. A Unit não abre mão de estar parceira dos órgãos e de todos os profissionais que exercem o poder público para usufruir da instituição naquilo que a gente puder servir”, conclui.

Compartilhe: