ESTUDE NA UNIT
MENU

Ações de cidadania mobilizam acadêmicos

Atividades para despertar na comunidade acadêmica o senso de coletividade são desenvolvidas pelo Programa Conduta Consciente

às 18h30
Com o propósito de encerrar o período letivo exibindo para a comunidade acadêmica importantes ações desenvolvidas ao longo dos últimos meses, a Coordenação do Programa Conduta Consciente promoveu na noite dessa quinta-feira, 1º, no Campus Farolândia, cinco ações integradas, todas elas desenvolvidas com a efetiva participação de alunos do curso de Educação Física.
A professora Luciana, o acadêmico José Gabino  e o inspetor Raimundo Menezes
A professora Luciana, o acadêmico José Gabino e o inspetor Raimundo Menezes
No minishopping, um alerta sobre o acondicionamento do lixo
Manequins chamam atenção sobre o Shopping Grátis
Compartilhe:

Num primeiro momento, o inspetor Raimundo Menezes da Polícia Rodoviária Federal promoveu palestra para os motoristas de ônibus e vans que trafegam diariamente pelas ruas da capital e pelas estradas que dão acesso aos demais municípios do estado. O cenário para a palestra foi o aprazível cajueiro, local que serve de ponto de encontro dos profissionais da direção enquanto aguardam o término das aulas.

“Eu falo sobre a forma como os motoristas devem se comportar no trânsito, os cuidados que necessitam ter, principalmente aqueles que transportam muitas vidas”, diz o inspetor se referindo aos profissionais que conduzem os ônibus e as vans. Ele afirma que a maioria dos acidentes ocorre em virtude da falta de informação do motorista, que apesar de conhecer as regras de trânsito, nem sempre sabe como utilizá-las.

“Resolvemos casar a culminância dos projetos dos alunos da disciplina de Educação Ambiental com as ações do Programa Conduta Consciente”, explica a professora e coordenadora do Programa Conduta Consciente Luciana Rodrigues.

O acadêmico José Gabino Loureiro de Passos Lima está no 6º período de Educação Física e reconhece a importância de participar de ações como as que são desenvolvidas pelo Programa Conduta Consciente. “Vimos cada vez mais temas como a questão da sustentabilidade, educação ambiental e conscientização e sendo debatidos pela sociedade. E trazer essas questões para dentro da universidade tem importância fundamental porque aqui estão sendo formadas pessoas conscientes de que vão se transformar em formadores de opinião”, pondera Gabino.

Outras ações que chamaram a atenção da comunidade acadêmica e que se espalharam por espaços como o minishopping e entradas dos blocos foram: campanha contra o desperdício de alimentos; campanha Lixo Meu e Seu – pela manutenção das mesas limpas na praça de alimentação; uso consciente das bikes com realização de blitz para os usuários das bicicletas e uma campanha de divulgação do Shopping Grátis com a colocação de manequins nas entradas dos Blocos.

Compartilhe: