ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto beneficia bebês com Microcefalia

Curso de Odontologia da Unit realiza atendimentos para prevenção de doenças bucais.

às 13h44
Mãe de primeira viagem, Amanda Cristina, 25 anos, descobriu na hora do nascimento que Arthur Davi, hoje com um ano de idade, tinha Microcefalia. “Apesar da descoberta, fiquei muito tranquila. Já vinha acompanhando pela mídia que os bebês ficavam internados e o fato dele ter nascido saudável me dava tranquilidade. Para mim, era um bebê normal. Com o passar do tempo, a gente vai aprendendo tudo. Como mãe de primeira viagem, tudo é um aprendizado e quando você se torna mãe de uma criança especial, você aprende mais ainda. Tudo é uma descoberta, tudo é novo”, conta.
Compartilhe:

A rotina da estudante, que hoje tenta conciliar a maternidade, consultas médicas e estudos, mudou completamente. “É muita batalha. Todo o dia saio para o acompanhamento médico. As consultas são com neurologista, gastro, oftalmologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros, além das terapias”, declara. Na última sexta-feira, 02, Amanda levou o pequeno Arthur para iniciar mais um acompanhamento, o odontológico. Por meio do Projeto “Sorrindo para a vida”, acadêmicos e professores do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes levam mais qualidade de vida aos bebês com Microcefalia.

No primeiro atendimento é realizado um cadastro com entrevista sobre o período de gestação e acompanhamento do bebê, além da avaliação clínica. “Como é tudo muito novo e não temos o protocolo odontológico, não sabemos as alterações que possivelmente o bebê pode ter. Estamos trazendo um atendimento específico, personalizado e humanizado”, observa a coordenadora da iniciativa, professora Saione Sá.

“Nosso objetivo principal é prevenir as doenças bucais nos bebês. Além disso, vamos passar todas as orientações aos responsáveis a respeito de como higienizar a boca e os dentes. Ao mesmo tempo, pretendemos acompanhar todas as crianças desde o nascimento do primeiro dente e verificar se tem algum atraso, alguma alteração na sequência e cronologia desses dentes”, afirma a odontopediatra e uma das responsáveis pelo projeto, professora Aline Soares.

O projeto teve início no mês de dezembro e terá continuidade em fevereiro com atendimentos quinzenais ou mensais. A Clínica de Bebês fica localizada no Centro Odontológico da Unit, Rua Siriri, 263.

Compartilhe: