ESTUDE NA UNIT
MENU

Profissão do futuro

Brasil deve criar 660 mil postos de trabalho para engenheiros

às 18h21
Compartilhe:

Quem aposta na carreira de engenheiro está no caminho certo. Segundo estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a demanda brasileira por profissionais de Engenharia deve criar, pelo menos, 660 mil postos de trabalho até 2020. Somente o setor de petróleo e gás, que inclui extração e refino, deve registrar aumento de 13% a 19%.

Os pesquisadores do Ipea consideraram três percentuais de crescimento anual da economia até 2020. Em caso de crescimento de 2,5%, seriam criadas 658 mil vagas para engenheiros. Um crescimento de 4% geraria 930 mil vagas. Se o crescimento chegar a 5,5%, 1,1 milhão de novas oportunidades de trabalho serão criadas no País. Entre 1996 e 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou a uma taxa média de 3,1% ao ano.

Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pelo Ipea, a demanda do mercado de trabalho deve ser atendida pela expansão dos cursos de Engenharia. Entre 2000 e 2012, o número de estudantes que ingressaram na carreira de engenharia subiu 351%. Nas outras graduações, a media é de 120%.

Vagas em Sergipe

No Estado de Sergipe, a Universidade Tiradentes está com inscrições para o vestibular 2014.1. O processo seletivo oferta cerca de 5 mil vagas, 780 somente para cinco cursos de Engenharia: Ambiental, Civil, Mecânica, Mecatrônica, de Petróleo e de Produção.

A grande novidade dentre os cursos presenciais é o bacharelado em Engenharia Elétrica, destinado a formar profissionais habilitados para supervisionar e avaliar a operação e a manutenção de sistemas, atuar no planejamento de projetos de captação, geração e transmissão de energia, coordenação e gerenciamento técnico de atividades ligadas a pesquisas energéticas, projeção, manutenção e fiscalização de equipamentos eletrônicos e instalações elétricas prediais, industriais e comerciais.

Com 120 vagas disponíveis, o novo curso da Unit busca atender a uma demanda cada vez mais urgente do mercado de trabalho. “O avanço tecnológico está intimamente ligado à ampliação das inovações desenvolvidas no âmbito da Engenharia Elétrica, na demanda energética e no crescimento do setor de infraestrutura. Hoje, há no Brasil um déficit de profissionais qualificados para atuar nas diversas áreas dessa Engenharia”, contextualiza o coordenador do curso, professor Cláudio de Oliveira.

PROCESSO SELETIVO

O prazo de inscrições para o Vestibular 2014.1 da Universidade Tiradentes começa a entrar em sua reta final. Neste processo seletivo, a Unit oferta cerca de cinco mil vagas distribuídas em 48 cursos (29 graduações presenciais; nove graduações tecnológicas de curta duração e dez cursos na modalidade a distância). As opções presenciais são ofertadas nos campi da Unit em Aracaju, Estância, Itabaiana e Propriá. Já os candidatos que optarem pela modalidade EAD poderão se inscrever para um dos 20 polos que abrangem 70% do território sergipano e a capital alagoana, Maceió.

As inscrições para o Vestibular 2014.1 da Universidade Tiradentes podem ser feitas no portal portal.unit.br. Candidatos dos cursos presenciais devem se inscrever até o dia 4 de dezembro. Já para os concorrentes dos cursos a distância, o prazo segue até o dia 11 deste mês. As provas acontecem nos dias 8 e 9 de dezembro para os presenciais (à exceção de Medicina, que também tem provas dia 10) e em 15 de dezembro para os cursos EAD. O resultado deve ser divulgado até os próximos dias 13 (presenciais) e 18 (a distância).

Compartilhe: