ESTUDE NA UNIT
MENU

Prouni e Fies

Confira os prazos para inscrição dos processos seletivos.

às 15h15
O Ministério da Educação divulgou ontem, 18, as datas de inscrição do Programa Universidade Para Todos –  ProUni –  e do Fundo de Financiamento Estudantil –  Fies –. Os candidatos devem ficar atentos aos calendários, que têm início em janeiro.
Compartilhe:

ProUni

As inscrições para o ProUni podem ser feitas entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, exclusivamente pela internet, na página do programa. A expectativa é atender cerca de 220 mil estudantes em 798 mantenedoras e mais de mil instituições de ensino superior. No ano passado, foram selecionados 203 mil estudantes.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação presencial em instituições de ensino superior privadas. É destinado aos estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos. A seleção dos candidatos é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem –,  alinhando inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

O programa já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2016, mais de 1,9 milhão de estudantes, sendo 70% com bolsas integrais. O processo de seleção ocorre duas vezes por ano.

Fies

Os estudantes que têm interesse em se candidatar ao Fies podem fazer a inscrição entre os dias 06 e 09 de fevereiro, exclusivamente pelo site. O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies –  é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

Para se candidatar, o estudante deve estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior não gratuita cadastrada no programa, em curso com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes– . O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE –.

 

Com informações do MEC

Compartilhe: