ESTUDE NA UNIT
MENU

Qualificação docente

Com o apoio da Unit, professora Ana Cláudia Mota conquista doutorado pela USP

às 11h21
Um trabalho de mais de quatro anos. Grandes descobertas e aprendizados. A docente da Universidade Tiradentes, professora Ana Cláudia Mota defendeu a tese “Confessar em segredo: edição e estudo de um livro de confissões quinhentista (Inquisição de Lisboa, Liv. 777, Salvador, Bahia, 1591-1592)” e obteve o título de doutora em Letras, junto à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo – USP.
Compartilhe:

Na tese, a docente realizou a edição de um texto manuscrito no século XVI, período no qual são escassas as pesquisas e que preencherá uma lacuna para as áreas que atuam em investigações voltadas para a história da língua portuguesa, Filologia, História e Sociologia. “Para conhecer um pouco das épocas pretéritas, os estudiosos precisam se basear nesses textos manuscritos porque não existem mais pessoas daquela época. Para me debruçar um pouco sobre o português quinhentista fiz esse estudo”, declara a professora.Em sua essência, o filólogo trabalha com textos antigos no intuito de reconstruir a história de uma língua, de um povo. É o amigo da palavra”, acrescenta.

Para realização do doutorado, a professora Dra. Ana Cláudia Mota contou com o apoio da Unit por meio da Bolsa de Qualificação e Capacitação docente, tipo B. “Esta conquista representa o valor que a universidade atribui à formação do docente. É um grande incentivo e diferencial que preza pela qualidade do ensino”, observa. O auxílio concedido à docente, custeou as dezenas de viagens que teve de realizar à cidade de São Paulo, durante os quatro anos de pesquisa.

Ana Cláudia Mota atualmente é docente dos cursos de Letras Português/ Espanhol e Pedagogia da Universidade Tiradentes e Assessora Projeto Enade/ EAD. Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, a professora também é mestre em Letras pela Universidade de São Paulo.

Compartilhe: