ESTUDE NA UNIT
MENU

Mercado da tecnologia

Profissionais que trabalham com desenvolvimento ágil de software saem na frente

às 12h09
Compartilhe:

O mercado em mutação constante exige que os profissionais acompanhem seu desenvolvimento, e se em todas as áreas é visível essa transformação, na tecnológica ela fica ainda mais evidente. Para garantir que os profissionais sergipanos estejam qualificados e atendam a essas novas exigências, a Universidade Tiradentes – Unit – oferece o curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Desenvolvimento Ágil de Software, um modelo que vem sendo utilizado em boa parte das grandes empresas do país e que tem alcançado resultados de satisfação e qualidade muito melhores que os do modelo de desenvolvimento de software convencional.

O modelo ágil trabalha com a comunicação integrada entre a equipe de desenvolvimento e o cliente. Dessa forma é mais fácil entender o que o cliente deseja e o trabalho vai sendo entregue em etapas, à medida que vai sendo feito. “Isso facilita o desenvolvimento do produto e o cliente fica mais satisfeito, pois no processo de comunicação o desenvolvedor entende melhor as expectativas dele. À medida que eu vou desenvolvendo, o cliente já vai opinando e mudando o que não agradou, evitando desperdícios. Assim eu otimizo, entrego melhor qualidade e dou melhor retorno de investimento”, explica o professor Fábio Gomes Rocha, mestre em Ciências da Computação e coordenador do curso de Pós-graduação de Desenvolvimento Ágil de Software.

Mercado
O mercado sergipano, assim como o do restante do país, tem buscado profissionais para trabalhar com esse modelo. “Antes tínhamos um sistema que funcionava só no desktop, hoje funciona no tablet, celular, em vários dispositivos, então o desenvolvedor tem que saber se adaptar de forma rápida, aprender continuamente e se integrar com a equipe que não é mais de programadores, mas sim uma equipe interdisciplinar, com profissionais de diversas áreas a depender do mercado”, alerta Fábio Rocha.

A Pós-graduação em Desenvolvimento Ágil de Software foi montada para ensinar ao aluno a se encaixar nas novas exigências do mercado. O curso trabalha muito a parte prática e a ideia é fazer com que o estudante se imagine dentro de uma empresa entregando um produto de forma ágil. Para possibilitar a melhor formação, parcerias foram fechadas com grandes empresas internacionais e a maioria do corpo docente são donos de empresas que utilizam nelas o método ágil.

“Fechamos parceria com o Google e o aluno tem acesso aos recursos ilimitadamente; somos parceiros da Dell para recursos de aula, acesso a manuais, materiais, e estamos fechando uma parceria com a Samsung. No nosso quadro de docentes temos professores que trabalham no mercado sergipano e no mercado de fora, pelo menos 50% são donos de empresas em Sergipe, isso é interessante porque são eles que contratam mão de obra e sabem da necessidade desse novo mercado”, finaliza.

Inscrições

As inscrições para Pós-graduação em Desenvolvimento Ágil de Software estão avertas. Os alunos que fizerem a matrícula e pagamento até dia 10 de março ganham desconto de 60% no valor da matrícula, e até o dia 29 de abril, descontos de 40%. Egressos e empresas conveniadas também recebem descontos. Clique aqui para obter mais informações e fazer a sua inscrição.

Compartilhe: