O tema central “Extensão Universitária: caminhos para alteridade” visa despertar no acadêmico um olhar diferenciado, com respeito as diferenças levando a caminhos de uma educação transformadora. Colocar-se no lugar de outro, compreender as individualidades e conviver harmonicamente.
Diante de debates do atual contexto, a Semex integra um ambiente para discussão ultrapassando os preconceitos e paradigmas para promover a integração entre a universidade e sociedade. “É importante utilizar os conhecimentos adquiridos na universidade e colocar na forma de programa, projeto, ações e eventos para a comunidade”, declara o coordenador de extensão, professor Geraldo Calasans.
A 11ª Semex propiciará eventos simultâneos, distribuídos pelas áreas temáticas, que se destacam em palestras, debates, mesas-redondas, apresentação de projetos de extensão, apresentações culturais, além de diversos minicursos.
Abertura
A cerimônia de abertura da Semex será realizada na próxima segunda-feira, 20, às 18h45, no Teatro Tobias Barreto, com apresentação da temática “Extensão universitária: caminhos para alteridade” e terá como palestrante o sociólogo e etnográfico, professor Lucas França Garcia. O docente é mestre e doutor em Ciências Médicas e Bioética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.