Como começou sua carreira no telejornalismo, quais os principais desafios encontrados nesse percurso de mais de 30 anos e de que forma encara as novidades da profissão, como novas tecnologias e geração de conteúdo para assessorias, foram os principais assuntos abordados. “Enquanto responsáveis pela comunicação de empresas, precisamos saber gerar conteúdo a respeito delas, porque estamos vivendo uma revolução de conteúdo e de empreendedorismo na nossa área. Em 1984, eu me formei com o anseio de trabalhar em um grande veículo, e atuei. Mas hoje vejo meu filho recém-formado pronto para criar seu próprio emprego, sua empresa. Por isso que a maioria das faculdades tem buscado o empreendedorismo para ensinar aos alunos de Comunicação e ensinar estratégias para conquista do cliente”, coloca Teixeira.
O professor de Comunicação Mario Eugênio compartilhou experiências de sala de aula durante a mesa-redonda que foi aberta ao final da palestra e destacou a participação de Celso Teixeira na Semex como valiosa para seus alunos, inclusive. “O conteúdo hoje nas assessorias é de fato o maior desafio, atualmente. Falamos isso em sala de aula essa semana e combinou perfeitamente com sua fala na palestra”, pontua.
Carreira
Após tamanha contribuição no telejornalismo de emissoras como Manchete, SBT e Record, Celso ascendeu sua carreira “fugindo da zona de conforto”, como ele mesmo diz. Com conhecimento sempre atualizado, o profissional conquistou a equipe diretiva da emissora e há quase dez anos atua como Diretor Nacional de Comunicação da TV Record. Segundo ele, o importante é se reinventar sempre. “Inclusive o nosso olhar sobre a profissão. A profissão me possibilitou vivenciar fatos históricos que, na minha opinião, só seria possível sendo jornalista mesmo. Hoje, a realidade é outra. Por todos os lugares que passei eu levei aprendizado e foi com eles que pude ampliar meus horizontes e seguir em frente”, explica Celso. Antes das redações, ele lecionou na Cásper Líbero, a faculdade de Jornalismo que anos antes se formou.
Para a estudante de Jornalismo da Unit Crislayne Silva, a palestra foi proveitosa. “Poder participar da Semex, que é um momento de aprendizado na Unit, que traz pessoas qualificadas para a gente conhecer e interagir, é muito interessante. Celso mostrou os caminhos possíveis para nós e compartilhou como ele começou na profissão. Isso é muito bom. E ele falar de novas tecnologias e da facilidade que temos hoje em nos comunicar é atual e útil. Ele é incrível! Muito bom realmente”, afirma.