ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Enfermagem em Cardiologia

Pós-graduação prepara profissionais para atuar em UTI e em situações de emergência com pacientes críticos

às 11h41
Diante da necessidade de novas opções de atuação e das exigências do mercado, a Universidade Tiradentes – Unit – volta a ofertar o curso de especialização em Enfermagem em Cardiologia. De acordo com o coordenador do curso, o enfermeiro especialista, doutor e pós-doutor em cardiologia Eduesley Santana, o conteúdo que será ministrado permite que o profissional tenha mais possibilidades de atuação.
Compartilhe:

“Essa pós-graduação abre mais opções para quem se especializa nessa área tanto no ramo da UTI que acaba admitindo pacientes com algum tipo de cardiopatia, mas também em unidade de emergência. Além do campo de atuação que esses especialistas terão disponível, tem o conhecimento que o profissional vai agregar tornando-os aptos para trabalhar com pacientes críticos. É obvio que quem se especializa em cardiologia os olhos brilham para trabalhar dentro de uma UTI de pós-operatório de cirurgia cardíaca ou numa unidade coronariana, mas isso não exclui a possibilidade de trabalhar com paciente crítico”, explica.

O curso também prepara os alunos para atuar no gerenciamento de unidades cardiológicas. Para o coordenador, todo enfermeiro tem também dentro da sua formação o papel de gerenciar.

“Como a pós-graduação é de enfermagem em cardiologia, a gente imagina que dentro dessas unidades cardiológicas existem especificidades e particularidades que o enfermeiro enquanto gestor precisa saber. A ideia é fazer com que aquele enfermeiro que está fazendo o curso com o objetivo de ganhar conhecimento e melhorar habilidades com o manejo do paciente cardiopata, também tenha essa visão de quais são as particularidades no contexto da cardiologia que ele precisa conhecer caso ele venha trabalhar um dia num cargo de gestão”, esclarece.

Durante o curso os futuros especialistas também vão aprender a lidar com as emergências cardiológicas com base nas recomendações da Associação Americana do Coração (American Heart Association), instituição maior que delibera algumas condutas dentro do ramo da Cardiologia.

“Muitas pessoas se deparam com situações de emergência, como por exemplo, parada cardíaca no meio da rua, no ponto de ônibus, dentro de casa, e teremos uma disciplina que irá abordar essas emergências cardiovasculares, dentre elas o cuidado com o paciente com parada cardiorrespiratória. Todas as condutas referentes aos cuidados com a cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar são atualizadas e publicadas a cada cinco anos pela American Heart, e a ideia é incorporar essas condutas dentro da disciplina de emergência para também capacitar os enfermeiros a atender de forma adequada no caso de uma parada cardíaca em qualquer situação”, completa.

Inscrições

As inscrições para a Pós-graduação Latu Sensu presencial em Enfermagem em Cardiologia estão abertas. Além dos cursos na área de Saúde, a Unit oferece para esse semestre nos campi da Farolândia, Itabaiana, Estância e Propriá, especialização nas áreas de Computação, Direito, Educação, Engenharia, Estética, Gastronomia, Gestão, Marketing, MBA, Nutrição e Psicologia.

Compartilhe: