ESTUDE NA UNIT
MENU

Diversidade na Gastronomia

Oficinas de drinks e coquetéis, cozinha sergipana e workshops são desenvolvidos para abordar os diversos segmentos do curso

às 15h28
Dos drinks e coquetéis mais variados à típica comida sergipana. Criar sabores e pratos, ter a técnica e cuidado em todos os detalhes. Durante as atividades do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes, os acadêmicos aprendem e colocam a mão na massa.
Compartilhe:

“Com as iniciativas desenvolvidas em sala de aula, mostramos mais um viés da gastronomia. Muitas pessoas tem o conceito que o curso possui apenas aulas de culinária. Temos aulas variadas que mostram que a Gastronomia vai além da cozinha. Além da parte teórica e conceitual, trabalhamos as práticas e convidamos profissionais para agregar valores às atividades e conhecimentos aos alunos”, declara a coordenadora, professora Kátia Viana.

O professor Guilherme Borduqui trabalha em sua disciplina a parte de bebidas destiladas e fermentadas, além da ciência de harmonização entre pratos e comidas. Durante a aula, recebeu o especialista em Drinks e Coquetéis, Luiz Eduardo Silva Reis, do Sweet Bar Coquetelaria, para trazer bebidas diferenciadas e fornecer dicas aos acadêmicos. Os profissionais foram convidados pela acadêmica do 3º período de Gastronomia, Rosane Prado, sempre empenhada em colaborar com as ações do curso.

“Tentamos alinhar mais a parte profissional e mostrar como acontece dentro de um evento essa parte de coquetelaria para que os estudantes tenham esta prática de mercado”, afirma o docente.

Além de estudante, Rosane também trabalha como cerimonialista em eventos. “Esta é mais uma oportunidade oferecida pelo curso para agregar conhecimento e, também, ser uma área para os futuros profissionais”, observa.

Outra atividade que encantou os olhares e o paladar dos acadêmicos foi desenvolvida na disciplina de Gestão de Alimentos e Bebidas, do professor Evandro Aguiar. Na ocasião, o docente convidou a egressa do curso de Gastronomia da Unit, Seichele Barboza, que montou seu próprio negócio e hoje faz sucesso com pratos tipicamente sergipanos. Já no minishopping do Campus Aracaju Farolândia da Unit, os estudantes desenvolveram pratos e participaram de workshop sob a avaliação da professora Fernanda Silva.

 

Semana de Gastronomia

De 17 a 19 desse mês, a Universidade Tiradentes promoverá a 8ª edição da Semana de Gastronomia com o tema “Comfort Food: reinventando memórias gustativas”. O evento acontecerá no Campus Aracaju Farolândia da Unit. A iniciativa visa difundir a cultura gastronômica, conhecimentos e técnicas, além de apresentar a interdisplinaridade e o cenário atual do mercado de trabalho no seguimento de alimentos e bebidas.

A abertura oficial do evento será realizada no dia 17, a partir das 18h30, no auditório do Bloco D, Campus Aracaju Farolândia, em parceria com a Associação Brasileira de bares e Restaurantes que trará a exposição “Brasil Sabor” com a participação de mais de 20 restaurantes.

Outras informações pelo site.

Compartilhe: