ESTUDE NA UNIT
MENU

1º CIE registra cerca de 2 mil inscritos

1º Congresso Internacional de Enfermagem reúne profissionais brasileiros e de países como Estados Unidos e Uruguai

às 19h44
Abertura oficial do evento
Abertura oficial do evento
Doutora Ivone Evangelista Cabral, da UFRJ
Professora Maria Pureza: "É uma grande oportunidade para Sergipe"
Professor Denisson Silva, coordenador do CIE
Discurso do reitor da Unit, Jouberto Uchôa
Teatro Tobias Barreto lotado na abertura do CIE
Apresentação cultural
Palestrantes norte-americanas
Estudantes felizes com o congresso
Compartilhe:

O 1º Congresso Internacional de Enfermagem – CIE – promovido pela Universidade Tiradentes já é um sucesso. Cerca de 2 mil pessoas participam do evento. A abertura oficial aconteceu nessa terça-feira, 9, e reuniu estudantes, professores e profissionais no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. As conferências foram conduzidas pela doutora Ivone Evangelista Cabral, da UFRJ, que falou sobre “Práticas e representações da Enfermagem na Construção da Sociedade”, e pela norte-americana Patrícia Buhain Hain, que abordou o tema “Enfermeiros liderando o caminho na gestão do cuidado”.

Mestre em Administração de Enfermagem pela Califórnia State University e diretora executiva do Medical & Surgical Services, em Los Angeles, Patrícia Hain fez questão de deixar uma mensagem sobre a importância de se diminuir a “diferença de respeito” entre as categorias profissionais numa equipe multidisciplinar de saúde, sobretudo, na relação entre médicos e enfermeiros. “Isso só é possível com muito conhecimento, estudo, empatia e paixão”, resumiu a conferencista.

O CIE prossegue até esta sexta-feira, 12 de maio, no Campus Aracaju Farolândia. Além das conferências, a programação inclui cursos, apresentações de trabalhos, fóruns, reuniões científicas e talk shows. “Trouxemos profissionais que são referência nacional e internacional para discutir diversas áreas da enfermagem, destacando experiências positivas. É uma grande oportunidade para Sergipe e estamos muito felizes por isso”, comenta a professora Maria Pureza Ramos de Santa Rosa, coordenadora do curso de Enfermagem da Unit.

Acadêmicos da Unit também aprovam a iniciativa. “O congresso é uma excelente oportunidade para quem busca ampliar os conhecimentos. É um evento interdisciplinar, que aborda a teoria e a prática com foco no que viveremos no dia-a-dia da nossa profissão”, analisa Luiz Eduardo Rezende Lima, estudante do 4º período.

“A iniciativa do curso de Enfermagem é muito válida e a Universidade Tiradentes deu todo o apoio para promover essa troca de experiências, de novas ideias, conceitos e saberes que estão sendo passados para os cerca de dois mil inscritos”, ressalta o professor Geraldo Calasans, coordenador de Extensão da Unit.

Compartilhe: