ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit entrega título de Doutor “Honoris Causa” ao professor Dermeval Saviani

A solenidade será realizada no próximo dia 16, às 19 horas, no Teatro Tiradentes

às 15h16
A Universidade Tiradentes, por indicação do Programa de Pós-Graduação em Educação –PPED /Unit, concederá na próxima terça-feira, 16, o título de Doutor “Honoris Causa” ao professor Doutor Dermeval Saviani. A solenidade será realizada no Teatro Tiradentes, às 19 horas, durante realização do 10º Encontro Internacional de Formação de professores – Enfope.
Compartilhe:

Um dos principais nomes do campo de educação no Brasil, Saviane é bacharel e licenciado em Filosofia. Pertencendo a uma família de operários necessitava trabalhar para cursar a faculdade. Nessa condição, ingressou no Banco Bandeirantes do Comércio transferindo-se, em 2 de dezembro de 1965, mediante aprovação em concurso público, para o Banco do Estado de São Paulo. Em 1967, atuou como professor do Curso de Pedagogia da PUC/SP e lecionou filosofia e história da arte num Colégio Estadual e História e Filosofia da Educação na Escola Normal do Colégio Sion. No ano seguinte, demitiu-se do Banespa para se dedicar inteiramente ao magistério. Tendo concluído o Doutorado na área de Ciências Humanas: Filosofia da Educação, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento, da PUC/SP, ajudou a criar o Programa de Mestrado em Filosofia da Educação nessa Instituição.

Em 1975, foi lecionar na recém criada Universidade Federal de São Carlos onde ajudou a implantar, após um ano, o Mestrado em Educação, em convênio com a Fundação Carlos Chagas. Já em 1978 retornou como professor da PUC/SP e ajudou a consolidar o Doutorado em Educação nesta Instituição. Em 1979 participou da fundação da ANDE – Associação Nacional de Educação tendo sido, também, sócio fundador da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, criada em 1977 e do CEDES – Centro de Estudos Educação e Sociedade, articulado em 1978 e oficializado em março de 1979. Em 1986, concluiu a Livre Docência na área de História da Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP e, no mesmo ano, criou o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” que se consolidou como um Grupo Nacional com grupos de trabalho na maioria dos estados brasileiros. Em 1988 participou da elaboração de um anteprojeto da LDB ­ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Considerado filósofo da educação e/ou pedagogo lato sensu, Dermeval é fundador de uma pedagogia dialética, que denominou Pedagogia Histórico-Crítica. Em 2008, venceu o prêmio Jabuti na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise com o livro História das ideias pedagógicas no Brasil.

Saviani é grande educador que vivenciou um período de mudanças no nosso país, a exemplo da transição na educação durante a consolidação do período democrático que vivemos na atualidade, acompanhando, além das transformações sociais, as transformações na história da educação brasileira, acentuando os pontos positivos e negativos que as modificações no processo educacional refletiram no dia-a-dia, e teve uma visão progressista sobre a educação. Ele foi o fomentador da teoria histórico-crítica que também é conhecida como crítico-social dos conteúdos e tem como objetivo principal relação e transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a inclusão social do educando.

Os acontecimentos políticos e os eventos históricos que fazem parte da história do país e que direta ou indiretamente marcaram a educação brasileira, sempre estiveram presentes no pensamento de Saviani, que em todas suas obras, preocupou-se em analisar a prática educacional inserida num processo político-social, mas sempre com uma visão de organicidade do pensar sobre a ação e sob uma ótica global.

 

Com informações do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes

Compartilhe: