O médico infectologista, dermatologista e professor da Universidade Tiradentes – Unit – Matheus Todt atende pacientes que são encaminhados por clínicos, pediatras, geriatras e afins, e quem procura sua especialidade para tratar de alguma doença infecciosa adquirida.
“A ida ao infectologista deve ocorrer quando o paciente apresenta uma infecção que esteja difícil de diagnosticar ou que esteja acompanhada por febre alta e também não venha respondendo a um tratamento específico”, orienta. O especialista costuma, ainda, dar grande apoio em epidemias de determinadas doenças, como dengue, zika vírus e H1N1, por exemplo.
Diagnósticos do infectologista
De acordo com o médico Matheus Todt, a infectologia é uma área voltada à transmissão de doenças por microrganismos, vírus, bactérias ou fungos, desde infecções urinárias a mais graves como AIDS, doenças tropicais como calazar e até as de pele. “Como sou dermatologista, ainda consigo abranger meu leque de atendimento a esses casos. Mas o público que recorre ao infectologista geralmente é referenciado por outros médicos. Então a demanda espontânea acaba sendo muito específica, quando o paciente desconfia que esteja com alguma doença infectocontagiosa, como as sexualmente transmissíveis, hepatite e meningite”, exemplifica.
É recomendado consultar um infectologista quando você pretende viajar a um país ou local onde o risco de infecção seja maior.
Atendimento
Toda segunda e quinta-feira o médico infectologista Matheus Todt realiza atendimento no Decós Day Hospital, a partir das 14h, e precisam ser agendados pelo telefone 3218-2300.