ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa de Mestrado promove palestras internacionais

Pesquisadores do México e Espanha ministraram, na última segunda, 24, palestras a convite do programa de Mestrado em Saúde e Ambiente da Unit

às 15h27
Pesquisadores internacionais trocam conhecimentos na Unit
Pesquisadores internacionais trocam conhecimentos na Unit
Iniciativa foi do Programa de Pós Graduação em Saúde e Ambiente
Aluna do doutorado de Biotecnologia Industrial Camila Dantas aprovou o encontro
Compartilhe:

A iniciativa de proporcionar o compartilhamento de conteúdo científico com palestrantes internacionais partiu do Programa de Pós Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes – Unit. O momento aconteceu na última segunda-feira, 24, na sala 16 do bloco F, para alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Pela manhã, a pesquisadora Laura López Mascaraque, do Instituto Cajal‐CSIS, Madrid, Espanha, apresentou palestra com o título ‘Clonal analysis of neural and glial progenitors: the star track analysis’, com tradução livre: ‘Análise clonal de progenitores neuronais e gliais’.

De acordo com a professora do Programa de Pós Graduação em Saúde e Ambiente Margarete Zanardo Gomes esse momento aproxima os alunos às práticas científicas que acontecem Brasil a fora. “Tudo isso começou em um projeto de mobilidade financiado pela Fapitec. A partir dele, a rede de colaboração foi crescendo, já vieram professores da USP e também da Argentina. Dessa vez, vieram do México e Espanha, com apoio da Unit, para esse momento mais próximo dos estudantes dos programas de pós-graduação e de iniciação científica de diversos cursos de graduação e até alguns colegas da UFS”, comenta.

A aluna do doutorado de Biotecnologia Industrial Camila Dantas aprovou o encontro pela oportunidade de ampliar os olhares sobre os temas e de poder compartilhar experiências. “Viemos com o objetivo de aprender com os professores da Cidade do México e da Espanha sobre neurociência com a perspectiva deles. O momento de expor quais os trabalhos que desenvolvemos aqui também é uma oportunidade de estreitar os laços e abrir novas oportunidades, criando a possibilidade até de intercâmbio, importante para o fortalecimento dos doutorandos e dos programas de pós das universidades”, considera.

Intercâmbio

Essa é a segunda vez que o mexicano Francisco De-Miguel da Universidad Autónoma de México vem ao Brasil. Pela tarde, ele ministrou a palestra ‘Glia as an intermediate of extrasynaptic neurotransmission’ – com tradução livre: ‘Glia como intermediário da neurotransmissão extra-sináptica’.  “Estou muito feliz em estar aqui, segunda vez em Aracaju e por a professora Margarete já estar conosco há muitos anos; ela já foi aluna nossa e sempre gostei muito de estar com alunos brasileiros”, comenta.

Para ele, compartilhar conhecimento é a valor fundamental dos cientistas. “Propagar toda informação que pudermos, em aspectos gerais e específicos, é uma forma também de valorizar e evidenciar as investigações científicas. Então para mim é uma honra estar aqui na Unit pela primeira vez. Que venham as próximas”, finaliza o mexicano.

 

 

Compartilhe: