ESTUDE NA UNIT
MENU

Hora do mamaço reúne mulheres pela saúde de bebês

Iniciativa encerra as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Aracaju. Hora do mamaço chama atenção para a importância da amamentação exclusiva de bebês

às 21h34
Amamentação é vida!
Amamentação é vida!
Hora do Mamaço é realizado em diversas cidades brasileiras
Anjos da Enfermagem levaram informação com descontração
Ian Carlo é o terceiro filho da manicure de 21 anos Isabele da Hora
Professores e participantes deram depoimentos emocionados
Hora do mamço encerra atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno
Compartilhe:

Mulheres e mães se uniram para propagar a importância do aleitamento materno na tarde desta sexta-feira, 4, em um ato simbólico no Parque da Sementeira, em defesa da amamentação com a “Hora do mamaço”. A iniciativa de docentes, profissionais de saúde e acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Tiradentes – Unit – encerra as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Como ainda há muitas questões que pairam sobre o ato da amamentação, desde preconceito a mitos, é importante que a cultura do aleitamento materno seja de fato disseminada. “Por mais que os índices de mortalidade infantil tenham diminuído, precisamos disseminar a cultura do aleitamento, até porque existem muitos mitos que correm sobre o aleitamento e a gente precisa desmistifica-los”, avalia a consultora e professora de Enfermagem Silvia Atanasio.

Para ela, a amamentação deveria ser algo tão normal quanto o carnaval. “O Brasil é conhecido como o país do carnaval e muitas mulheres gostam de exibir suas curvas e até desfilam seminuas há anos. Chega a ser contraditório quando se fala para mães não exporem a mama para aleitar. A “Hora do mamaço” hoje é para mostrar que ela pode amamentar o filho onde e quando quiser. Não tem lugar restrito para isso! Se ela está passando um pouco do amor e da imunidade que o bebê precisa com o aleitamento, a mãe pode fazê-lo em qualquer lugar. Assim como o carnaval, a amamentação é um ato natural”, considera.

A manicure de 21 anos Isabele da Hora está no seu terceiro filho e confessa ter aprendido sobre a amamentação na prática. “Vim para este evento a convite de uma amiga e estou achando muito bom. Eu já tinha um pouco de conhecimento porque a gente recebe apoio e informação nas enfermagens das maternidades. Agora sinto que vou poder passar para minhas amigas e familiares um pouco do conhecimento que ganhei hoje aqui”, afirma.

Amamentação

Não existe tempo específico para a amamentação. Não é ninguém que decide a hora de parar além da própria lactante. “É a mulher que decide até quando o bebê será amamentado. O Ministério da Saúde preconiza que até 2 anos e mais. Então, é a mãe que decide. Eu, por exemplo, amamentei meu último filho até os 2 anos e 4 meses, e decidi parar por conta própria”, explica.

De acordo com a Fundação Abrinq, as vantagens do aleitamento materno são muitas. Promove uma interação profunda entre mãe e filho; ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança; faz o útero da mãe voltar mais rápido ao tamanho natural; diminui o risco de hemorragia pós-parto e, consequentemente, de anemia na mãe; ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao peso que tinha antes da gestação e diminui o risco de câncer de mama e de ovário.

O leite materno é um alimento completo e ideal para o bebê, pois ele contém todos os nutrientes em quantidades adequadas, proporciona ótimo crescimento, é de fácil digestão, fornece água para hidratação, protege contra infecções e alergias e propicia menos problemas ortodônticos (dentes) e fonoaudiólogos (na fala) associados ao uso de mamadeira.

Compartilhe: