ESTUDE NA UNIT
MENU

Faculdade de Medicina de Jaboatão inicia atividades no próximo semestre

Grupo Tiradentes realiza reforma em prédio que receberá os cem primeiros alunos no município pernambucano

às 20h59
A Faculdade Tiradentes de Medicina de Jaboatão dos Guararapes abrirá suas portas ainda no primeiro semestre de 2018. Vencedor do edital do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, o Grupo Tiradentes, mantenedor da Universidade Tiradentes e outras instituições de ensino superior no Nordeste, realiza obras em um imóvel no bairro de Piedade, onde a nova unidade receberá os cem primeiros alunos.
Visita ao Centro de Simulação Realística
Visita ao Centro de Simulação Realística
Mário Homsi: “Colocamos as nossas estruturas hospitalares à disposição”
Alberto Lima: “Jaboatão ganhará muito com a chegada da faculdade”
Compartilhe:

Jaboatão foi o único município pernambucano entre os 37 contemplados com o edital. Ao todo, 2,3 mil vagas para Medicina foram criadas em todo o país. Nessa quinta-feira, 31 de agosto, o secretário municipal de Saúde, Alberto Lima, a gerente de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Vivian Alves, e o superintendente do Instituto Alcides D’Andrade Lima – IAAL –, que administra os hospitais Memorial Guararapes e Memorial Jaboatão, Mário Homsi, visitaram as instalações da Universidade Tiradentes, em Aracaju. Eles foram conhecer mais de perto a estrutura e as metodologias adotadas pelo grupo educacional.

“Jaboatão ganhará muito com a chegada da faculdade, principalmente pela filosofia de trabalho do Grupo Tiradentes, do envolvimento com a comunidade e da integração que faremos com os serviços públicos de saúde. Hoje temos uma dificuldade grande em manter médicos no município, mesmo sendo o segundo maior do Estado e vizinho a Recife. Uma faculdade com a metodologia que permite ao aluno conhecer desde cedo o Sistema Único de Saúde contribuirá para que tenhamos mais profissionais e fortalecerá nossa rede”, avalia o secretário Alberto Lima.

“Estamos impressionados com a estrutura da Universidade Tiradentes. A visita nos motivou muito, compreendemos a dimensão do projeto e, ao mesmo tempo, colocamos as nossas estruturas hospitalares à disposição dessa faculdade que tem tudo para melhorar a vida das pessoas de Jaboatão por meio do acesso a uma educação de qualidade”, ressalta Mário Homsi.

Para o superintendente geral do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça Junior, a visita dos gestores pernambucanos demonstra compromisso com a qualidade da saúde em Jaboatão. “O Grupo Tiradentes construiu uma história de 55 anos pautada na preocupação com o desenvolvimento do Nordeste. Este é o nosso foco, auxiliar as pessoas a construírem novas perspectivas de vida e, desta forma, contribuir com crescimento da região. Parcerias com o poder público e iniciativa privada são fundamentais neste processo e a visita que recebemos comprova que tanto a Secretaria de Saúde de Jaboatão, quanto o Instituto Alcides D’Andrade Lima estão alinhados ao nosso propósito”, comenta.

A visita

Os gestores da Secretaria de Saúde de Jaboatão e do IAAL percorreram espaços de aprendizagem como o Centro de Treinamento Cirúrgico e os laboratórios de Habilidades Médicas, Anatomia e Morfofuncional. Também conheceram o DeCós Day Hospital, unidade hospitalar onde estudantes fazem estágio em mais de 30 especialidades médicas, em ambientes como salas ambulatorais, centros Cirúrgico e de Simulação Realística.

Alberto Lima, Vivian Alves e Mário Homsi ainda receberam informações sobre como a universidade utiliza a metodologia PBL (Problem-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas), modelo pedagógico desenvolvido no Canadá e aplicado nas maiores universidades do mundo.

“Trazemos para Jaboatão a nossa experiência de sucesso comprovado na formação de médicos em Sergipe e Alagoas. Unimos uma metodologia que coloca o estudante em contato com a realidade profissional desde o primeiro ano do curso a o que há de mais moderno em tecnologia. O município é parceiro e os nossos alunos atuarão na rede pública”, afirma o diretor de Saúde do Grupo Tiradentes, professor Hesmoney Santa Rosa.

“Essa faculdade representa um passo de expansão do Grupo Tiradentes. Iniciamos especialmente com o curso de Medicina, que é de elevada demanda e importância para a região de Jaboatão, mas a nossa proposta é ofertar outros cursos na área de saúde”, acrescenta o superintendente acadêmico, professor Temisson José dos Santos.

Compartilhe: