ESTUDE NA UNIT
MENU

Professores participam de capacitação no CSim/UnitMed

Ministrado pela especialista internacional Caroline Brandão, treinamento no Centro de Simulação Realística capacita professores da área da Saúde

às 17h37
Compartilhe:
Professores participam de segunda capacitação no Centro de Simulação Realística

Professores participam de capacitação no Centro de Simulação Realística

Com o objetivo de habilitar professores dos cursos da Saúde para a criação de cenários no Centro de Simulação Realística (CSim), laboratório localizado no Centro de Especialidades Médicas (UnitMed) da Universidade Tiradentes, foi realizado mais uma capacitação. O treinamento ministrado dia 27 de fevereiro pela vice-presidente da Associação Brasileira de Simulação na Saúde (Abrassim) Carolina Felipe Soares Brandão reuniu no laboratório docentes das áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia, Neonatologia, Dermatologia, Urologia, Enfermagem e Fisioterapia.

“Estes treinamentos são essenciais para a habilitação dos professores no preparo correto dos alunos ao atendimento humano com responsabilidade, segurança, respeito e humanização, evitando erros na assistência à saúde”, explica a coordenadora de Enfermagem do UnitMed e do CSim, professora Dayse Rosangela Marques.

Esta é a segunda vez que os profissionais participam de uma capacitação no CSim. O primeiro treinamento foi realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro e ministrado pela consultora da empresa Laerdal, Fernanda Paula Moreira Silva. Na ocasião, os docentes conheceram o programa e toda a parte de manuseio tecnológico, audiovisual/software para utilização do simulador. Agora, a capacitação foi com foco no conteúdo. “Esse treinamento consistiu em passar todo o conteúdo didático e metodológico para os professores, habilitando-os para a criação de cenários de simulações realísticas”, reforça Dayse.

A elaboração de diversos cenários para o uso da simulação realística na educação dos profissionais de saúde permite aos estudantes praticar habilidades necessárias em um ambiente que não coloca em risco um paciente. Parada cardiorrespiratória, dor torácica – infarto agudo do miocárdio -, hipoglicemia, politraumatismo, grande queimado e insuficiência respiratória no bebê são alguns exemplos de cenários que os alunos vivenciarão durante as aulas no Centro.

“Os estudantes aprimoram suas habilidades clínicas durante o processo aprendizagem, onde o conhecimento é construído a partir de situações programadas (cenários) representativas da realidade da prática profissional, simuladas por protótipos em ambiente protegido e controlado. Permite erros e crescimento profissional, sem arriscar a segurança do paciente”, observa a docente.

As capacitações continuarão com os docentes que terão encontros programados para treinamento no CSim com elaboração de cenários.

 CENTRO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Pela primeira vez, Sergipe recebe um Centro de Simulação Realística que possibilitará aos estudantes da área da Saúde da Universidade Tiradentes uma melhor capacitação em relação ao atendimento clínico e de urgência. O laboratório, localizado no Centro de Especialidades Médicas (UnitMed) no Bairro Coroa do Meio, em Aracaju, é o primeiro centro no Estado a simular sintomas clínicos e sinais vitais de um paciente. O espaço dispõe de computadores, dois manequins (um adulto e um infantil), dois miniauditórios, salas de debriefing para que os alunos possam acompanhar o atendimento realizado por outros estudantes na sala de simulação e equipamentos necessários para a realização do atendimento. Dentre os diversos tipos de atendimento que poderão ser simulados pelos alunos no CSim estão intubação, reanimação e administração de medicamentos.

Compartilhe: