ESTUDE NA UNIT
MENU

Centro de Pesquisas em Políticas Públicas em Esporte e Lazer de Sergipe

Durante a realização do Ciafis, estudantes conheceram um pouco mais dos projetos desenvolvidos com o apoio do Ministério do Esporte

às 14h55
O Centro de Pesquisas em Políticas Públicas em Esporte e Lazer do Estado de Sergipe também esteve presente na programação do 3º Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde – Ciafis –, evento realizado pela Universidade Tiradentes. Os estudantes participaram de simpósio realizado, no último dia 20, no auditório do Bloco C da Unit com o objetivo de conhecer os projetos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas e apoiados pelo Ministério do Esporte.
Compartilhe:

O CDPPEL visa incentivar o planejamento, implementação, coordenação e a execução de políticas públicas de esporte e lazer. O Centro tem a finalidade de contribuir para pesquisas e estudos diagnósticos que possam identificar e propor ações para o desenvolvimento do esporte em Sergipe.

“Atualmente desenvolvemos oito projetos de pesquisa por meio do financiamento do Ministério do Esporte. Este apoio irá durar dois anos. Além desses, já incorporamos novos projetos para desenvolvimento”, declara o coordenador do CDPPEL, professor Ailton Oliveira.

“Em escolas desenvolvemos projetos para detecção de talentos esportivos, verificação da qualidade da estrutura e qualificação da Educação Física e identificação de como as mídias influenciam os estudantes sobre o que é o esporte e seu papel, principalmente nessa época de grandes eventos esportivos”, explica o coordenador.

“Em outras pesquisas buscamos diferenciar o perfil dos praticantes de esporte em Sergipe, analisamos as praças e parques e suas funcionalidades para o lazer com base na capital e nos dez maiores municípios do interior. Já nas comunidades Quilombolas, verificamos as práticas corporais de lazer e os espaços utilizados. E por fim, realizamos uma pesquisa para o diagnóstico de quais ações os governos municipais e estaduais têm demandado para o deficiente no que tange ao esporte e lazer”, destaca Ailton Oliveira.

O Centro de Pesquisas em Políticas Públicas em Esporte e Lazer do Estado de Sergipe surgiu, há dois anos, em parceria feita entre a Universidade Tiradentes, Universidade Federal de Sergipe e Instituto Federal de Sergipe.

Compartilhe: