ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de Psicologia participam de curso

Curso Introdutório ao Estágio Clínico permite aos estudantes entender melhor as atividades do estágio nos últimos períodos da graduação

às 21h19
Compartilhe:
Curso Introdutório ao EStágio Clínico segue até sexta-feira, 14 de março

Curso Introdutório ao Estágio Clínico segue até sexta-feira, 14 de março

Para dar um suporte maior na adaptação dos alunos nas práticas das atividades na Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes, cerca de 60 acadêmicos dos 9º e 10º períodos do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes participam até sexta-feira, 14 de março, do curso Introdutório ao Estágio Clínico. Na oportunidade, os estudantes serão apresentados às normas de estágio e da clínica; ao Sistema Integrado de Clínicas de Saúde (SICS) com apoio do Departamento de Tecnologia e Informática, além de palestras com representantes do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e demais profissionais da área.

“Queremos incorporar nos alunos o sentido do estágio na academia. Durante quatro anos, eles focam na teoria e agora eles têm o momento de colocar tudo isso em prática. Então lidamos com esta ansiedade do aluno. O curso é para recepcioná-los e trazer maior clareza sobre o que eles farão durante o ano no estágio”, explica a coordenadora de Estágio da clínica, professora Lidiane dos Anjos.

O estágio em Psicologia é dividido em duas etapas. A primeira é chamada estágio básico, quando os alunos seguem para outras áreas. A segunda é o estágio específico, realizado na Clínica de Psicologia. Com o curso introdutório, os estudantes aprofundarão as ações que desenvolverão durante o ano. “Neste primeiro momento, trazemos quais são os direitos, deveres e como deve ser o comportamento na clínica pelos alunos. Depois os alunos terão contato com profissionais que compartilharão experiências profissionais. É uma expectativa muito grande o encontro com o paciente, de recepcionar o outro”, completa a docente.

Lycia e João Paulo aprovam inciativa do projeto

Lycia e João Paulo aprovam inciativa do projeto

João Paulo Corumba e Lycia Procópio são alunos do 9º período de Psicologia e aprovam a iniciativa do projeto. “Chegamos à clínica muito ansiosos. E com o curso sentimos que estamos todos juntos e começamos a ver o trabalho de forma mais tranquila”, observa João Paulo. “Nós temos um preparo teórico. E agora repassaremos essa parte teórica com oportunidade de atuar na prática. Mas, acima de tudo, o que estamos recebendo aqui é a ética profissional. O preparo moral do aluno para a atuação do psicólogo”, completa Lycia.

O curso introdutório foi implementado em junho de 2013 em caráter experimental. A resposta positiva dos alunos e profissionais que trabalham na clínica foi fundamental para a continuidade do projeto este ano. “O curso surgiu por conta da demanda dos alunos que chegavam a clínica sem essas informações. E nossa equipe percebeu que seria muito produtivo se tivesse a preparação nesta fase final.  É algo que agrega à formação desses alunos. O contato com profissionais motiva os estudantes a trabalhar de maneira ainda mais rica e compromissada”, considera a diretora da Clínica, Jacqueline Maria Alves de Santana Caldeia.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: