Com o objetivo de repensar o papel do cirurgião dentista, discutir harmonização facial, o ensino serviço e a inclusão dos alunos nas unidades básicas de saúde, teve início quarta-feira, 4, a 18ª Jornada Odontológica da Universidade Tiradentes, Jout. O evento, que comemora os 20 anos do curso de odontologia da UNIT irá se estender até o próximo dia 6 e será realizado no Campus Farolândia com uma vasta programação que conta com apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras, mesa-redonda, missa solene e concurso de talentos.
O presidente da Jout 2017, professor Ricardo Albuquerque, destaca a importância desse evento na vida acadêmica dos alunos. “Um momento que representa um espaço de diálogo entre os profissionais que estão no mercado, os acadêmicos, os professores e os pesquisadores que contribuem para o avanço científico dessa profissão, possibilitando o diálogo sobre os avanços técnicos-científicos da odontologia que impactam diretamente na profissão” afirma.
Para a aluna do 8º período, Marieta Melo, participar desse tipo de evento é agregar valor ao portfólio de qualquer aluno. “Um evento de suma importância que só tem a engrandecer e enriquecer o nosso currículo”, destaca.
A coordenadora do curso de odontologia, professora Simone Garcez, acentua o quantitativo de apresentações acadêmicas que ocorrem na edição nº 18 da Jout. “Um momento importante, onde nós tivemos cerca de 260 trabalhos científicos não só de estudantes da Unit, mas outras instituições que aqui se fazem presentes”, salienta.
Para o presidente da Associação Brasileira de Odontologia – ABO- professor José Carlos Pereira, após a jornada deste ano os alunos sairão mais gabaritados para o mercado de trabalho. “Tenho certeza que serão três dias de puro conhecimento científico e um aperfeiçoamento melhor para os nossos alunos”, ressalta.
Responsável pela palestra magna que teve como tema ‘Odontologia baseada em evidências’, o Professor Doutor Paulo Ricardo Saquete Martins Filho – UFS – fala sobre a sugestão do evento.
“A proposta da palestra é mostrar um pouco como a odontologia vem crescendo ao longo das últimas décadas, conversar um pouco sobre ciência, evidência científica e como isso foi evoluído ao longo do tempo”, pontua.
1º Encontro de Saúde Bucal:
Paralelo a 18ª Jout, acontece o 1º Encontro de Saúde Bucal da Universidade Tiradentes, evento realizado com a proposta de fomentar a discussão da inserção do estudante de odontologia dentro dos serviços de saúde, a exemplo das unidades básicas de saúde, viabilizando o contato do aluno com os serviços públicos e possibilitando que eles entendam a problemática da saúde bucal no Brasil, para que com isso possam atuar de maneira mais direta após a sua formação.
20 anos do curso de odontologia:
Criado em outubro de 1997, o curso de odontologia da Universidade Tiradentes possui atualmente 842 alunos. Com uma estrutura dotada de 5 clínicas com equipamentos de ponta, laboratórios de atuação com manequim para aprendizado pré – clínico, possui uma matriz curricular que se preocupa com a formação generalista, mas sólida do aluno; Corpo docente altamente capacitado, aparelhos de tomografia, radiologia digital, pós graduação na área de ortodontia, odontopediatria e na área de implantes.
Ao longo dos últimos 20 ANOS, o curso de Odontologia da Unit buscou se aprimorar para formar profissionais dotados de sólidos conhecimentos teóricos-científicos e práticos, com formação humanística e ética, visando à melhoria do quadro de saúde buco-dental da comunidade, por meio de ações educativas, preventivas e curativas, tanto no âmbito individual como no coletivo.