ESTUDE NA UNIT
MENU

18ª Jornada de Odontologia da Unit discute Odontologia baseada em evidência

Paralelo a JOUT  está sendo realizado as comemorações dos 20 anos do curso de odontologia e o 1º Encontro de Saúde Bucal

às 20h06
O evento coloca em discussão assuntos pertinentes, todos eles voltados para a valorização e capacitação do profissional ondontólogo
Presidente da 18ª JOUT, Professor Ricardo Albuquerque fala da importância do evento
Presidente da 18ª JOUT, Professor Ricardo Albuquerque fala da importância do evento
Público lota o auditório Padre Melo para assistir a abertura da 18ª JOUT
Coordenadora do curso de Odontologia, professora Simone Garcez fala sobre o quantitativo de trabalhos apresentados na noite de abertura da JOUT
Aluna do 8º período de odontologia, Marieta Melo
Professor Paulo Ricardo explana sobre as mudanças ocorridas na odontologia ao longo das últimas décadas
Compartilhe:

Com o objetivo de repensar o papel do cirurgião dentista, discutir harmonização facial, o  ensino serviço e a inclusão dos alunos nas unidades básicas de saúde, teve início  quarta-feira, 4, a 18ª Jornada Odontológica da Universidade Tiradentes, Jout. O evento, que comemora os 20 anos do curso de odontologia da UNIT  irá se estender até o próximo dia 6 e será realizado no Campus Farolândia com uma vasta programação que conta com apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras, mesa-redonda, missa solene e concurso de talentos.

O presidente da Jout 2017, professor Ricardo Albuquerque, destaca a importância desse evento na vida acadêmica dos alunos. “Um momento que representa um espaço de diálogo entre os profissionais que estão no mercado, os acadêmicos, os professores e os pesquisadores que contribuem para o avanço científico dessa profissão, possibilitando o diálogo sobre os avanços técnicos-científicos  da odontologia que  impactam diretamente na profissão” afirma.

Para a aluna do 8º período, Marieta Melo, participar desse tipo de evento é agregar valor ao portfólio de qualquer aluno. “Um evento de suma importância que  só tem a engrandecer e enriquecer o nosso currículo”, destaca.

A coordenadora do curso de odontologia, professora Simone Garcez, acentua o quantitativo de apresentações acadêmicas que ocorrem na edição nº 18 da Jout. “Um momento  importante, onde  nós tivemos  cerca de  260 trabalhos científicos não só de estudantes da Unit, mas outras instituições que aqui se fazem presentes”, salienta.

Para o presidente da Associação Brasileira de Odontologia – ABO- professor José Carlos Pereira, após a jornada deste ano os alunos sairão mais gabaritados para o mercado de trabalho. “Tenho certeza que serão três dias de puro conhecimento científico e um aperfeiçoamento melhor para os nossos alunos”, ressalta.

Responsável pela palestra magna que teve como tema ‘Odontologia baseada em evidências’, o Professor Doutor Paulo Ricardo Saquete Martins Filho – UFS – fala sobre a sugestão do evento.

“A proposta da palestra é  mostrar um pouco como a odontologia vem  crescendo ao longo das últimas décadas, conversar um pouco sobre ciência, evidência científica e como isso foi evoluído ao longo do tempo”, pontua.

 

1º Encontro de Saúde Bucal:

Paralelo a 18ª Jout, acontece o 1º Encontro de Saúde Bucal da Universidade Tiradentes, evento realizado com a proposta de fomentar a discussão da inserção do estudante de odontologia dentro dos serviços de saúde, a exemplo das unidades básicas de saúde, viabilizando o contato do aluno com  os serviços públicos e possibilitando  que eles entendam a problemática da saúde bucal no Brasil, para que com isso possam  atuar de maneira mais direta após a sua formação.

20 anos do curso de odontologia:

Criado em outubro de 1997, o curso de odontologia da Universidade Tiradentes possui atualmente 842 alunos. Com uma estrutura dotada de 5 clínicas com equipamentos de ponta, laboratórios de atuação  com manequim  para aprendizado  pré – clínico, possui uma matriz  curricular que se preocupa com a formação generalista, mas sólida do aluno; Corpo docente altamente capacitado, aparelhos de tomografia, radiologia digital, pós graduação na área de ortodontia, odontopediatria e na área de implantes.

Ao longo dos últimos 20 ANOS, o curso de Odontologia da Unit buscou se aprimorar para formar profissionais  dotados de sólidos conhecimentos teóricos-científicos e práticos, com formação humanística e ética, visando à melhoria do quadro de saúde buco-dental da comunidade, por meio de ações educativas, preventivas e curativas, tanto no âmbito individual como no coletivo.

Compartilhe: