As idosas do Programa de Assistência Integral à Melhor Idade – Paimi – da Universidade Tiradentes – Unit – participaram nesta quinta-feira, 5, do 1º Baile da Primavera. O evento encerrou a programação especial em comemoração ao dia do idoso.
Além do baile, as integrantes fizeram um desfile que elegeu a rainha da primavera. Para a coordenadora do Paimi, professora Zulnara Mota, esse dia se tornou um marco. “É o nosso primeiro baile e percebemos que elas abraçaram essa ideia de uma forma inesperada, estão todas bem produzidas e animadas. Queremos trazer para essas idosas a sensação de bem-estar, e aqui na Universidade elas são bem acolhidas. Sabemos que uma autoestima bem elevada minimiza certas patologias, como o estresse e a pressão alta”, completa professora Zulnara.
Maria Pastora, de 69 anos, participou do desfile e considera que o programa tem um significado importante em sua vida. “Há um ano e quatro meses eu estava entrando em depressão, foi daí que decidi participar do Paimi, a melhor decisão que tomei na minha vida. Hoje estou curada e muito feliz por estar nessa família que me acolheu de braços abertos”, expressa Maria emocionada.
Baile da Primavera
O evento contou com a participação de familiares, alunos dos cursos de Enfermagem e de Educação Física da Unit. De acordo com a professora Ângela Barros, que acompanha as idosas do Paimi há um ano, o divertimento também previne doenças.
“Diante de muitas teorias, é entendido que as necessidades humanas básicas passam por diversos aspectos, um desses é a autoestima. Acreditamos que esses eventos que promovem lazer ajudam na questão da socialização como processo educador e de saúde”, revela Ângela.
Patrícia da Silva, filha e sobrinha de duas integrantes do Paimi, conta que depois que elas entraram no programa passaram a ter mais disposição. “Minha mãe e minha tia eram muito caseiras e um pouco desanimadas para realizar algumas atividades, agora estão mais felizes e com uma disposição maravilhosa”, afirma.
Baile encerrou as atividades alusivas ao Dia do Idoso. Durante a semana, as idosas desfrutaram de uma manhã de embelezamento e participaram de uma palestra sobre problemas auditivos.