ESTUDE NA UNIT
MENU

Enprodic mobiliza intelectuais em noite de autógrafos

Pensado para disseminar o gosto pela produção editorial na esfera acadêmica, o 2º Encontro de Produção e Difusão Científica do Nordeste começa em grande estilo. 

às 17h52
Não poderia ser de outra forma: a noite dessa segunda-feira, 9, mobilizou autores, coordenadores de cursos, professores, acadêmicos e convidados em torno do 2º Encontro de Produção e Difusão Científica do Nordeste.
O conferencista Edvaldo Souza Couto
O conferencista Edvaldo Souza Couto
O professor e Defensor Público Marcos Feitosa, um dos autores de uma das obras lançadas no Emprodic
Os professores Cristiane Porto e Ihanmarck Damasceno
A diretora de Graduação,, professora Arleide Barreto prestigiou o Emprodic
Compartilhe:

A programação do lançamento coletivo de obras produzidas pela EdUnit foi antecedida pela conferência proferida por Edvaldo Souza Couto, que trouxe para a academia o tema “O pesquisador na cibercultura: nas tramas da rede entre artefatos aplicativos e dispositivos digitais”.

Realizado no auditório Padre Arnóbio, no Campus Farolândia, o evento prossegue nesta terça-feira, sendo uma realização da Editora Universitária Tiradentes juntamente com a Associação Brasileira das Editoras Universitárias –  ABEU. Acompanhe aqui a programação.

“Esse é um evento em que a gente chama a atenção para a produção e a difusão dessas obras dentro da academia. E o trabalho que fazemos aqui deve ser conhecido pela sociedade que confia no nosso potencial”, justifica a diretora da Editora Universitária Tiradentes, professora Cristiane de Magalhães Porto, se referindo aos lançamentos.

Segundo a professora Cristiane, o Emprodic mostra no Nordeste o que está sendo discutido em nível nacional. “Essa também é uma forma de darmos satisfação à sociedade sobre o que estamos produzindo”, complementa ela reconhecendo que o sucesso do evento se deve ao apoio recebido da própria instituição e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação.

Para o superintendente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, professor Ihanmarck Damasceno, a realização do 2º Emprodic representa um momento ímpar para a Unit ao lembrar dos cinco anos do Portal de Periódicos e dos três anos da Editora Universitária Tiradentes. “Embora embrionária, segue a passos muito firmes. Exemplo disso é o lançamento coletivo que ora realiza. Uma editora tão jovem e tão já madura na produção de importantes instrumentos de divulgação e difusão  do conhecimento”, opina o professor Ihan.

“Direito das sucessões: comentários ao Código Civil abordando as questões polêmicas à luz da jurisprudência e da doutrina”, uma das obras lançadas durante a noite de autógrafos, tem como autores os professores e juristas Lucivânia Guimarães Salles e Marcos Feitosa Lima. O livro reúne comentários relevantes sobre o Livro V do Código Civil de 2002. “Esse é um projeto pioneiro. Trata-se de uma coletânea de cinco volumes, sendo que o primeiro deles tem a minha autoria e da professora Lucivânia. A nossa obra ressalta o direito das sucessões”, salienta o professor e Defensor Público Marcos Feitosa.

 

Outros títulos lançados durante a abertura do Enprodic: 

 ‘Processos de extração e purificação de biomoléculas’ – Este livro é um avanço na transferência de conhecimento deste imenso campo no qual estamos empenhados. Ao receber o convite para escrever o Prefácio desta obra, vários sentimentos emergiram de uma só vez. A surpresa da proposta; a felicidade pela honra do convite e a responsabilidade pela redação de um texto que precede conteúdo de tamanha importância. Descobri que minha experiência na escrita de artigos científicos, capítulos de livros e livros não tornariam fácil este desafio, a começar pelos autores que, apesar de serem de gerações diferentes, demonstram estar acometidos de energia que mereceria ser adquirida pelos novos profissionais da área de biotecnologia. Podemos afirmar que já temos uma nova e criativa geração de pesquisadores na área de Biotecnologia no Brasil e professores competentes para ampliar este quadro. Honra-me sobremaneira prefaciar o livro Processos de Extração e Purificação de Biomoléculas organizado pelos Professores Álvaro Silva Lima e César Costapinto Santana da Unit  – Universidade Tiradentes.

O conteúdo deste livro está direcionado a todos que estejam em busca de ampliar o conhecimento em Biotecnologia, pois permitirá melhor compreensão de como pensar e planejar uma estratégia de processo de purificação de biomoléculas. É um livro que está ao alcance de todos que pretendem evoluir na área, desde o estudante de graduação até o profissional que já atua no mercado de trabalho, tanto da área acadêmica quanto empresarial. A profundidade com que os tópicos são abordados corresponde ao que é adequado a interessados com nível graduação e de pós-graduação para que possam atuar na área de purificação de biomoléculas no mercado de trabalho.

Organizadores: Álvaro Silva Lima; César Costapinto Santana

 

‘Educação e Enfermagem – métodos práticos e pesquisa’ – Esta é uma publicação sobre Educação em Enfermagem na sua concepção mais prática e acadêmica. Diz respeito ao “fazer acontecer” em um curso de graduação em Enfermagem, que envolve e requer um conjunto de procedimentos com vistas a garantir a qualidade da formação dos estudantes.

Na apresentação, os autores dão destaque à praticidade da obra, que pode assessorar professores, preceptores e estudantes de cursos de graduação em enfermagem, pois reúne um acervo de tecnologias educacionais extremamente imprescindíveis para a gestão-gerenciamento de um curso de graduação em enfermagem. A intenção é sugerir caminhos para que o curso “caminhe”. A obra traz o entrecruzamento de cinco focos, a saber: o ensino clínico e o estágio curricular supervisionado, as tecnologias de informação e comunicação, o planejamento estratégico, instrumentos e orientações acadêmicas, normas técnicas para trabalhos acadêmicos; cada um desses focos é tratado numa perspectiva técnico- instrumental, com vistas a subsidiar decisões a favor da qualidade da formação em enfermagem.

Organizadores: Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa; Carine Santana Ferreira Marques e Simone Silveira Amorim

 

‘Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões’  -Com a atual publicação que intitulamos de Educação no Ciberespaço. Novas Configurações, Convergências e Conexões propomo-nos analisar a criação de novos ambientes e ecossistemas digitais de aprendizagem. Estes, potenciados pela presença das tecnologias digitais e telemáticas no ciberespaço ampliam a perspetiva da inovação no campo da educação e da inclusão sócio-digital.

Atualmente, como sabemos, o sucesso acadêmico nos várias componentes da sua formação, requer a reformulação de espaços de aprendizagem digitais online, personalizados, produtivos e abertos, que incentivem a colaboração e a partilha quer em ambientes formais, informais ou não formais.

Se existem novas formas de viver, sentir e pensar, são precisas, também, novas formas de facilitar a aprendizagem. Sobretudo, de aprender nas novas expectativas e nos novos desafios que se colocam, não só, aos estudantes, mas também aos professores, já que todos estão inseridos numa sociedade repleta de tecnologias digitais e telemáticas.

Com efeito, os ecossistemas digitais de aprendizagem, tal como os conhecemos, estão a ser constantemente desafiados pelo enorme fluxo de conteúdos, pelas múltiplas plataformas e sistemas de media, que circulam pela nossa cultura. Estes ecossistemas convidam a um conjunto de mudanças, não só tecnológicas, mas também sociais e culturais que Jenkins (2009) apelidou de Cultura da Convergência.

Organização: Cristiane Porto; António Moreira

 

‘Licenças para degradar? Impactos socioambientais da mineração na América do Sul’ – Este livro inicia com uma importante pergunta: a mineração é um “mal” necessário?  Em tempos de retrocessos reais e iminentes na legislação ambiental brasileira e se aproximando do segundo aniversario da tragédia de Mariana/MG, causada por uma grande mineradora, a pergunta – discutida utilizando os casos do Brasil, Colômbia e Peru – é pertinente e atual. Tal indagação poderia ser respondida de várias maneiras. O diferencial desta obra é justamente a forma como é articulada esta questão: tratando os impactos ambientais da mineração como um problema político. Assim, o livro trás como perguntas complementares: em que medida esse “mal” pode ser mitigado? E, sendo esta uma pergunta que passa obrigatoriamente pela política, o meio ambiente importa, politicamente? Por fim, uma pergunta ainda mais complexa é posta: como crescer economicamente sem prejudicar o desempenho ambiental e manter, ao mesmo tempo, controle e transparência democrática na gestão pública do meio ambiente?

Refletir sobre as questões iniciais lançadas pelos autores serve de pano de fundo para a questão mais específica trazida pelo objetivo do trabalho: há uma associação entre o investimento estrangeiro direto (IED) destinado ao extrativismo minerário e os conflitos ecológicos distributivos em países com alto ingresso de IED como se configuram o Brasil, a Colômbia e o Peru? O livro considera, ainda, o caso específico do bioma amazônico nos três países.

Organização: Diego Freitas Rodrigues; Edson Struminski e Tainá Teixeira Cavalcante de Lima

 

‘Meio ambiente em interdisciplinaridade: teorias, metodologias e práticas’ – Os estudos ambientais vêm se tornando cada vez mais interdisciplinares. O objeto “ambiente” não se tornou relevante apenas no campo da Ecologia e das Ciências Ambientais mas, também, nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, fomentando, desta forma, a necessidade de renovados olhares diante de velhos e novos desafios, envolvendo o meio ambiente, a economia e a sociedade. Nos últimos anos, esse crescente debate sobre a área ambiental terminou por refinar teorias e metodologias, demandando maior interlocução entre os campos científicos.

A complexidade que atualmente envolve os diferentes grupos sociais e sua relação com os ambientes naturais, tem feito com que surja uma nova forma de produção do conhecimento científico. Cujos fundamentos teóricos são associados com a chamada interdisciplinaridade, que, neste caso, pode ser entendida como a articulação de diversas disciplinas para melhor compreender e gerir situações de acomodação, tensão ou conflito explícito entre as necessidades humanas, suas práticas e as dinâmicas naturais.

A própria noção de meio ambiente hoje mudou, tornando-se mais complexa e composta por entidades de diferentes escalas de abordagem. Até porque a dimensão ambiental não pode mais deixar de ser reconhecida como um dos eixos centrais dos processos de desenvolvimento humano. Com isto, segundo Raynault (1996), as complexas e diversificadas temáticas do meio ambiente e desenvolvimento, por exemplo, exigem mais do que analisar causas lineares que envolvem a compreensão de poucas disciplinas. Deve-se partir para um enfoque que leve em conta estas interações complexas entre as sociedades humanas e o ambiente.

Organização – Diego Freitas Rodrigues

 

‘Direito das sucessões: comentários ao Código Civil abordando as questões polêmicas à luz da jurisprudência e da doutrina’ – Reúnem Lucivânia Guimarães Salles e Marcos Feitosa Lima, em primorosa obra, comentários preciosos sobre o LIVRO V – do Código Civil de 2002, abrangendo os artigos 1784 a 2027, distribuídos em quatro Títulos: I- Sucessão em Geral; II- Sucessão Legítima; III- Sucessão Testamentária; IV- Inventário e Partilha.

Os autores, ambos Defensores Públicos e Professores Universitários, dotados de profunda sensibilidade humanística, granjearam o respeito e admiração de colegas e da comunidade universitária pelo seu saber, conjugado com um elevado sentido prático e uma invejável capacidade de síntese, sempre admirados por centenas de alunos que se beneficiaram com sua docência universitária.

A obra cuida de conteúdo relevante, ressaltando-se que, na parte de Sucessões, o Código Civil de 2002 trouxe inovações em muitas matérias, mas deixou alguns aspectos polêmicos que ainda não se encontram totalmente pacificados na jurisprudência e doutrina.

Coordenadores: Diogo de Calasans Melo Andrade; José Eduardo de Santana Macedo e Rita de Cássia Barros de Menezes

Compartilhe: