ESTUDE NA UNIT
MENU

Caism/Unit realiza mais de 100 atendimentos mensais

Com dezenas de atendimentos por mês, Consultório Integral à Saúde da Mulher oferta mais de dez serviços gratuitos a alunas, professoras e colaboradoras do corpo técnico-administrativo da Universidade Tiradentes

às 18h32
Compartilhe:
Consultório Integral à Saúde da Mulher atende alunas, professoras e colaboradoras do corpo técnico-administrativo

Consultório Integral à Saúde da Mulher atende alunas, professoras e colaboradoras do corpo técnico-administrativo

Exames preventivos de câncer do colo do útero, exame clínico de mama, assistência em planejamento familiar, pré-natal de baixo risco, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são alguns dos serviços gratuitos prestados a alunas, professoras e colaboradoras do corpo técnico-administrativo da Universidade Tiradentes através do Consultório Integral à Saúde da Mulher (Caism). Coordenado pelo curso de Enfermagem, o projeto surgiu em 2007, é desenvolvido por estudantes da disciplina Saúde Sexual e Reprodutiva e acompanhado por professores do curso.

“É um projeto com foco na saúde da mulher em todos os aspectos da atenção primária. São 12 procedimentos que realizamos que beneficia a toda a comunidade acadêmica. É de grande valia este trabalho, porque damos acesso a este público da instituição e ao aluno, que realiza o atendimento e tem contato com este paciente com o procedimento específico”, informa a coordenadora do curso de Enfermagem, Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa.

Por mês, cerca de 120 atendimentos são efetuados no Caism. O consultório, localizado na sala 24 do bloco E do Campus Aracaju Farolândia, atende as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é equipado com todos os materiais necessários para a realização dos exames. Além da possibilidade de desenvolver pesquisas com os dados obtidos, um dos diferenciais do Caism é o retorno dos resultados dos exames, entregues em um prazo menor do que os realizado nas redes. “O resultado de lâmina, por exemplo, tem uma previsão de chegar em 30 dias e nós conseguimos baixar para até 20 dias. Nós temos uma parceria com o Centro de Referência da Mulher (CRM) Dr.ª Leonor Barreto Franco, através da Secretaria de Estado da Saúde que nos ajuda nesse sentido. As lâminas colhidas aqui são lidas por citopatologistas do CRM e reenviadas para o Caism/Unit. Um retorno mais rápido do que o esperado na rede”, explica Pureza.

Angelucia ficou satisfeita com o atendimento

Angelucia ficou satisfeita com o atendimento

Funcionária do Restaurante Estação Nordeste, Angelucia Maria da Silva Tenório fez os exames de mama, de lâmina e garante o bom atendimento dos alunos. “Conversei com uma das minhas amigas sobre o projeto e ela me sugeriu procurar a coordenação do curso. Agendei os exames e adorei o atendimento. Fiquei muito a vontade. Nunca tinha feito o autoexame das mamas e com a orientação dos alunos eu aprendi. Agora vou indicar as minhas amigas”, afirma Angelucia.

A oportunidade de estar em contato com a profissão e desenvolver na prática o conhecimento adquirido nas aulas chama a atenção dos alunos atuantes no projeto. Segundo Thiago Viana do 5º período de Enfermagem, esta é a oportunidade de potencializar o aprendizado. “Conseguimos colocar na prática o que aprendemos nas aulas”, observa. Também integrante do Caism desde o ano passado, a monitora do projeto Marcia Karina Lima Dantas acredita que o Consultório Integral à Saúde da Mulher abre novas possibilidades de aperfeiçoamento para atuação profissional. “É legal porque além de unirmos teoria e prática, perdi um pouco da timidez, aprendi a ter mais iniciativa de conversar com o paciente e de convencê-lo a fazer o exame. Por ser algo pessoal temos que passar confiança”, observa a estudante do 6º período.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, nos turnos matutino e vespertino. O agendamento deve ser realizado na coordenação de Enfermagem, localizada no bloco E, ou através do 3218-2136.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: