ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit abraça projeto Praia Para Todos

Universidade Tiradentes, Ministério Público e outras instituições assinam termo de cooperação para implantação e manutenção de projeto voltado às pessoas com deficiência

às 18h01
Reunião aconteceu na sede do Ministério Público (Foto: Mônica Ribeiro/Ascom/MPSE)
Reunião aconteceu na sede do Ministério Público (Foto: Mônica Ribeiro/Ascom/MPSE)
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes é uma das instituições parceiras do Ministério Público de Sergipe na implantação, manutenção e permanência do projeto Praia Para Todos, política pública voltada à promoção de lazer a pessoas com deficiência na praia de Aruana, em Aracaju, dentre outros locais. O termo de cooperação foi assinado na manhã desta segunda-feira, 23, na sede do MPSE.

Outras instituições participam do pacto, a exemplo do Detran, Emsurb, Conselho Estadual de Defesa da Pessoa com Deficiência – CEDPCD – e a Organização Beneficente Estrela do Mar – OBEM –, coordenadora das atividades.

De acordo com o termo de cooperação, a Universidade Tiradentes passa a adotar o projeto Praia Para Todos como polo de estágio obrigatório e campo de práticas extensionistas. “A comunidade acadêmica da Unit também prestará serviços de saúde gratuitos, exclusivamente para crianças atendidas pelo projeto, em espaços como o Laboratório de Biomecânica e Motricidade Humana (LABIMH); o Centro de Fisioterapia; ambulatórios do curso de Medicina; e nas clínicas de Odontologia, Psicologia e Estética, de acordo com a disponibilidade de vagas liberadas para cada serviço”, explica a professora Wanessa Lordelo, diretora adjunta de Saúde.

A Universidade Tiradentes ainda realizará assessoria no planejamento das atividades caracterizadas como objeto de estudo da Educação Física, quando solicitado pela coordenação do projeto Praia de Todos. O termo de cooperação tem validade de quatro anos, com possibilidade de ser prorrogado.

Parceria
O curso de Educação Física da Universidade Tiradentes já vem desempenhando atividades na Organização Beneficente Estrela do Mar há cerca de três anos. “A Unit abraçou o projeto e nós temos hoje um polo de estágio curricular, com acompanhamento de um professor preceptor, onde cerca de 15 alunos orientam as pessoas com deficiência durante os exercícios físicos e desenvolvem atividades lúdicas”, explica a professora Lisane Menezes.

Hoje, a OBEM tem 125 pessoas cadastradas, das quais 100 possuem algum tipo de limitação intelectual, motora ou múltipla. De acordo com o diretor da organização beneficente, Byron Silva, outros cursos da Unit, como Psicologia, Pedagogia, Gastronomia, Nutrição, Fisioterapia e Medicina, também desenvolvem projetos de extensão relacionados à educação e saúde.

“A evolução das pessoas atendidas no projeto Estrelas do Mar é notória e já foi tema de trabalho de conclusão de curso para acadêmicos de diversas instituições de ensino superior. Com o apoio da Unit, demos um passo além, deixamos de ser vistos como algo somente divertido e avançamos no lado científico”, comenta Byron.

Feijoada
No próximo dia 4, o curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes realizará pelo quarto ano consecutivo a feijoada beneficente do Estrelas do Mar, para cerca de mil pessoas. O evento acontecerá no Bar e Restaurante Solarium, Praia de Aruana, a partir das 12 horas, com apresentações musicais de Os Faranis, Ronise, Igor Ativado, Top 7 e Chiquinho do Além Mar.

O ingresso custa R$25. Clique aqui e adquira o seu.

 

Compartilhe: