ESTUDE NA UNIT
MENU

Enfermagem da Unit forma os melhores profissionais

O curso é reconhecido pela qualidade na formação dos seus profissionais e por possuir estrutura de excelência

às 18h31
Hospitais reconhecidos pela qualidade dos serviços prestados no estado são espaços exclusivos para o aprendizado dos alunos de Enfermagem da Unit
Compartilhe:

Ainda sob os efeitos das comemorações dos 15 anos completados no mês de agosto, o curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes é referência no estado e dentre as demais IES brasileiras, conceito que se reflete com a obtenção das melhores notas durante o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes – Enade.

O curso é coordenado pela professora Maria Pureza Ramos de Santa Rosa, empenhada em oferecer aos seus alunos uma arrojada estrutura física (de salas e laboratórios equipados) e curricular em condições de atender às necessidades do mercado de trabalho.

“Você formar pessoas que tenham competência técnica é diferente de você formar pessoas, digamos, qualificadas. Ou seja: qualificadas porque têm uma profissão, mas não habilitadas para determinadas funções, que é isso que o mercado espera”, explica a docente. Ela acrescenta que o reflexo do reconhecimento é mensurado pelo tratamento dado aos alunos por meio das competências, habilidades e atitudes.

“As instituições de saúde hoje trabalham com metas, resultados. A população também espera um serviço de qualidade e este tem sido pautado em cima dos conceitos que o curso leva em consideração”, acrescenta a professora Pureza.

Em relação à estrutura física do curso, a docente lembra que a partir da sua criação, em 2002, são disponibilizados para os estudantes laboratório de infectologia e de habilidades técnicas (hoje são três), centro cirúrgico, Consultório de Assistência Integral à Saúde da Mulher, e Unidade de Terapia Intensiva. Tudo isso resultou na criação do Centro de Simulação Realística em Enfermagem com a adesão, inclusive, de um Centro Obstétrico. O convênio com o DeCós Day Hospital transforma a referida unidade hospital num importante campo de estágio para o aluno de Enfermagem.

“Estamos trabalhando muito no sentido de trazer a simulação realística para os espaços acadêmicos”, lembra a professora Pureza, acrescentando que a conquista da rede conveniada no sentido de assegurar os melhores espaços de campos de prática para os alunos representa outra grande conquista.

“Nos orgulhamos de contar com os melhores hospitais, tanto da rede pública como privada, e em um deles a universidade conta, inclusive, com exclusividade para os alunos. Isso assegura uma formação com maiores possibilidades com vários cenários onde ele possa vivenciar e saber resolver situações-problemas, que é o que se espera na conduta profissional do enfermeiro”.

A taxa de empregabilidade tem sido amplamente satisfatória, porque os egressos do curso ofertado pela Unit conseguem espaços mediante o reconhecimento que a sociedade manifesta diante da prática por eles executada.

Conheça outras áreas de atuação do profissional de Enfermagem Aqui

Compartilhe: