ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisa e intercâmbio de conhecimentos

Docentes da Unit fazem estágio em conceituada universidade da Inglaterra

às 18h13
Programa de capacitação docente da Diretoria de Pesquisa da Unit mantém professores em estágio internacional
Doutor Giancarlo Richard Salazar Banda
Doutor Giancarlo Richard Salazar Banda
A conceituada instituição inglesa.
Doutora Katlin Ivon Barrios Eguiluz
Compartilhe:

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Unit Giancarlo Richard Salazar Banda e Katlin Ivon Barrios Eguiluz estão realizando estágio sênior por um período de um ano na Universidade de Southampton.

O professor Giancarlo R.S. Banda se encontra realizando pesquisas relacionadas ao uso da técnica de Surface Enhanced Raman Spectroscopy (SERS) aplicada à produção de energia limpa usando sistemas de células a combustível no Grupo de Eletroquímica do Departamento de Química da Universidade de Southampton, junto à profa. Dra. Andrea E. Russell. O grupo de Eletroquímica é um dos mais tradicionais grupos voltados a estudos usando eletroquímica no mundo e o maior grupo em Eletroquímica da Inglaterra. Neste sentido, a técnica SERS foi desenvolvida na Universidade de Southampton em 1973.

As pesquisas realizadas pela professora Katlin I. B. Eguiluz são voltadas ao desenvolvimento de novos métodos para a síntese de eletrodos para serem usados em sistemas de tratamento de efluentes contaminados. Junto ao professor Carlos Ponce de León Albarrán, a docente da Unit trabalha nos grupos de Energia e no grupo de Engenharia Eletroquímica, ambos do Departamento de Engenharia e do Ambiente da referida universidade.

“O intercâmbio internacional do qual participam nossos docentes é de extrema importância para a instituição, que tem como objetivo a internacionalização”, pondera a doutora Eliane Bezerra Cavalcanti, responsável pelo doutorado em Engenharia de Processos do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP.

“É um programa de capacitação do professor, promovido pela Diretoria de Pesquisa e aprovado pela  Superintendência Acadêmica e Reitoria”, acrescenta a docente lembrando que ações como a realização do estágio na conceituada universidade inglesa se revelam como de extrema importância para avaliação do Programa PEP pela Capes, órgão nacional responsável pela avaliação institucional.

O conceito da IES inglesa

A Universidade de Southampton é uma das dez melhores universidades do Reino Unido voltadas à pesquisa, classificada em 102º lugar QS World University Rankings 2018. Trata-se de uma IES internacionalmente reconhecida por ser pioneira em pesquisa e por seu ensino qualificado. Os profissionais acadêmicos da Southampton estão no topo de suas áreas e possuem contatos próximos com empresas e com a indústria.  A reputação internacional da Universidade de Southampton tem como origem o seu trabalho pioneiro em diversas áreas, alguns exemplos são: os laboratórios de propulsão a jato e motores de foguete; complexo do túnel de vento; complexos de sala limpa; Bloomberg trading suíte; o National Oceanography Centre; o Institute of Sound and Vibration Research; e os Optoelectronics Research Centre and the Centre for Maritime Archaeology.

Compartilhe: