‘Impactos do intercâmbio acadêmico na vida acadêmica, profissional e pessoal’ é o tema central da palestra ministrada para dezenas de estudantes da graduação e dos cursos do Unit Idiomas da Universidade Tiradentes e que acontece nesta sexta-feira, 11 de abril, no Campus Aracaju Farolândia. Ministrado pelo coordenador de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Matheus Batalha e pelos professores do Unit Idiomas, Rafael da Cunha Oliveira e Márcio Ramos, a palestra tem o objetivo de despertar nos estudantes a vontade de aprimorar o conhecimento em instituições estrangeiras, bem como conhecer novas culturas através dos programas de intercâmbio.
“Nosso intuito é fazer uma sessão educativa com os alunos para despertar neles a vontade de estar no exterior. Realizamos estas reuniões constantemente para mostrar que existem desafios, mas que são superados. Este ano temos duas ênfases para o Santander, uma é o Ibero-americano e o outro é o Top Espanha”, informa o coordenador Matheus Batalha.
A palestra foi realizada no turno da manhã com alguns alunos da instituição e será novamente ministrada às 18h45 desta sexta, 11, na sala 4 do bloco F. Além dos benefícios e vantagens de participar dos programas de mobilidade Santander Universidades, Programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras, programa europeu Fellow Mundus e convênios acadêmicos, os alunos também tem a oportunidade de compartilhar a vivência em intercâmbios. “Trouxemos vários intercambistas para dar depoimento sobre suas experiências”, acrescenta Batalha.
Um dos intercambistas que conversou com os estudantes pela manhã foi o jornalista José Rivaldo Soares. Por um período de seis meses do ano passado, José estudou na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. A oportunidade de estudar fora do Brasil abriu novas possibilidades de conhecimento. “Quero mostrar um pouco da minha experiência de viver em outro País, das dificuldades e diferenças acadêmicas. Aqui na universidade temos tudo muito pronto. E em Portugal, como foi no meu caso, eles estimulam o estudante a ser mais pro ativo no desenvolvimento das atividades”, ressalta José Rivaldo.
Em contrapartida, a estudante Nancy Evelyn Calderón Cienfuegos veio da Universidade Nacional Autónoma do México para um intercâmbio de um semestre na Universidade Tiradentes. Concluindo o curso de Química de Alimentos na instituição mexicana, ela aproveita o intercâmbio acadêmico para cursar um semestre na Unit, no curso de Nutrição. Apesar de ainda estar se familiarizando com a língua portuguesa, Nacy gosta da experiência cultural e também conversou com os alunos sobre esta mobilidade. “Estou gostando muito daqui, da forma de trabalho da instituição. Fico muito feliz porque é meu primeiro intercâmbio”, afirma.
Para o gerente do Unit Idiomas, professor Wagner Barreto, é um momento ímpar para o aluno. “É uma possibilidade do aluno conhecer outros países, aspectos culturais e vivenciar novas experiências”, salienta o professor Wagner.
O grupo de professores estará reunido novamente nesta sexta, 11, às 18h45, na sala 4 do bloco F, para ministrar nova palestra. Participe!
Para mais informações sobre os programas de intercâmbio e os editais que estão com inscrições abertas acesse a página do Relações Internacionais.